Formação continuada em Geometria: investigando suas contribuições na prática de professores dos anos iniciais do ensino fundamental
Keywords:
Formação continuada, Geometria, Anos iniciais, Formação de professoresAbstract
O presente estudo investigou as contribuições da formação continuada em Geometria, vinculada ao projeto ENGEO, para a prática de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental da rede pública. O curso teve como objetivo minimizar as lacunas da formação inicial no ensino de Geometria para professores formados no curso de pedagogia, promovendo a valorização desse conhecimento nas escolas públicas. A pesquisa, de abordagem qualitativa, baseou-se nas reflexões teóricas de pesquisadores que tratam da formação de professores e utilizou questionários aplicados antes e depois da formação para a coleta de dados. A análise seguiu a técnica de associação proposta por Dário Fiorentini e Sergio Lorenzato. Os resultados apontam para indícios de que o curso ampliou os saberes geométricos dos participantes, aprimorou sua prática docente, incentivou a troca de experiências e proporcionou conquistas profissionais e pessoais, como maior segurança no ensino da Geometria.
Downloads
Published
Issue
Section
License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.