Explorando o Pensamento Algébrico nos anos iniciais

Autores

Palavras-chave:

Pensamento algébrico, Early Algebra, Anos inicias, Padrões e Regularidades

Resumo

O minicurso “Explorando o Pensamento Algébrico nos Anos Iniciais” tem como propósito promover a compreensão e a valorização da Álgebra desde os primeiros anos do Ensino Fundamental, com base nos princípios da Early Algebra. A formação propõe reflexões teóricas e experiências práticas voltadas ao desenvolvimento do pensamento algébrico por meio do trabalho com padrões, regularidades, igualdade e generalizações. Destinado a professores dos anos iniciais, estudantes de licenciatura e formadores, o minicurso articula conceitos fundamentais com propostas didáticas acessíveis, alinhadas à BNCC, incentivando a construção de uma prática pedagógica mais significativa, investigativa e inclusiva no ensino de Matemática.

Downloads

Publicado

07-09-2025

Edição

Seção

Minicurso

Como Citar

SANTOS, Felipe Gabriel Cardoso; PINHEIRO, Guilherme Correia Granado; SANTOS, Edna de Jesus Rocha dos. Explorando o Pensamento Algébrico nos anos iniciais. Encontro Baiano de Educação Matemática, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 1–6, 2025. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/ebem/article/view/1012.. Acesso em: 13 set. 2025.