Jogando e aprendendo: O desenvolvimento do pensamento Algébrico com o jogo corrida ao 100
Palavras-chave:
Jogos matemáticos., Pensamento algébrico, Ensino fundamental , Estratégias , Aprendizagem ativaResumo
A oficina propõe a exploração do jogo corrida ao 100 como
ferramenta didática para estimular o pensamento algébrico e o
raciocínio estratégico em estudantes do 4º ao 7º ano. A atividade
promove a compreensão de operações, padrões e generalizações
por meio de uma abordagem lúdica e investigativa. Ao jogar e
discutir estratégias, os participantes experienciam uma
aprendizagem ativa, alinhada a BNCC e as abordagens
contemporâneas da Educação Matemática. A proposta também
visa inspirar professores a incorporarem jogos matemáticos em
sala de aula.
Downloads
Publicado
07-09-2025
Edição
Seção
Minicurso
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Como Citar
ROCHA, Arthur do Amaral; NOVAS NETO, Francisco Soares de; SOUZA, Maria Eduarda Guedes; CRUZ, Joanderson Santana da; ALMEIDA, Ana Beatriz dos Santos; SILVA, Geovana Vitória Cardoso da; SILVA NETO, Izenio Ferreira; SILVA, André Alves da; NUNES, Danilo Santos. Jogando e aprendendo: O desenvolvimento do pensamento Algébrico com o jogo corrida ao 100. Encontro Baiano de Educação Matemática, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 1–4, 2025. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/ebem/article/view/1064.. Acesso em: 13 set. 2025.