Projeto Antirracista – Conhecendo a África

Autores

Palavras-chave:

Educação Antirracista, Transdisciplinaridade, Currículo Decolonial

Resumo

O projeto “Terceirão Antirracista” surgiu com o objetivo de romper o eurocentrismo presente no currículo escolar, de modo a impactar positivamente a comunidade escolar do Colégio Estadual Vila Canária, em Salvador-BA, principalmente os discentes, em sua grande maioria negros e negras. Durante mais de 2 meses, as quatro turmas de terceira série do ensino médio regular realizaram pesquisas onde abordaram aspectos culturais e sociopolíticos de oito países africanos escolhidos pelos estudantes. Além disso, também construíram jogos de tabuleiros tradicionais dos países pesquisados, com o auxílio e orientação direta da professora doutora Simone Moraes, da Universidade Federal da Bahia. O principal público da mostra foram as turmas de segundo ano do ensino médio regular, que participaram ativamente com perguntas, comentários e experimentando os jogos de tabuleiro. Posteriormente, tanto segundanistas quanto terceiranistas socializaram a experiência vivenciada na mostra e o impacto de conhecer mais sobre África.

Downloads

Publicado

14-09-2025

Edição

Seção

Comunicação Científica

Como Citar

SILVA, Marcus Vinícius Oliveira Lopes da. Projeto Antirracista – Conhecendo a África. Encontro Baiano de Educação Matemática, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 1–8, 2025. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/ebem/article/view/1066.. Acesso em: 9 out. 2025.