Matemática e Programação: Uma Abordagem Computacional para o Ensino de Matrizes

Autores

Palavras-chave:

Tecnologias Digitais, Linguagem de Programação, Pensamento Computacional, Pensamento Matemático

Resumo

A teoria do construcionismo de Seymour Papert ampliou as discussões sobre o uso das tecnologias digitais na educação, destacando o computador como uma ferramenta essencial para a construção do conhecimento em sala de aula. Nesse contexto, a programação de computadores surge como um recurso pedagógico que não apenas facilita o ensino-aprendizagem, mas também promove o desenvolvimento do pensamento computacional. No ensino básico, a integração da programação com a Matemática potencializa habilidades analíticas e lógicas, fundamentais para a resolução estruturada de problemas. Portanto, este trabalho explora essa conexão, apresentando o problema de multiplicação de matrizes, sob uma ótica que evidencia a relação entre pensamento matemático e computacional. Espera-se que essa abordagem contribua para ampliar as discussões sobre a inserção da programação no ensino de Matemática.

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Publicado

07-09-2025

Edição

Seção

Comunicação Científica

Como Citar

SANTOS, Jailson França dos; MENEZES, Ilton Ferreira de. Matemática e Programação: Uma Abordagem Computacional para o Ensino de Matrizes. Encontro Baiano de Educação Matemática, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 1–9, 2025. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/ebem/article/view/814.. Acesso em: 13 set. 2025.