Um seminário sobre funções: Relacionando teoria com a prática

Autores

Palavras-chave:

Geogebra, Práticas Docentes, Tecnologias. Visualização Matemática

Resumo

O avanço das pesquisas em Educação Matemática e Tecnologias é notório, consequentemente viabilizando o acesso a softwares voltados para este ensino. Fundamentamos este relato no constructo teórico Seres-Humanos-Com-Mídias (S-H-C-M), com o objetivo de identificar os aspectos presentes na prática de discente. Para tal, observamos apresentações em uma turma do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) afim de relatar como a tecnologia foi incorporada ao processo de ensino. Durante o desenvolvimento, os discentes utilizaram o Geogebra com o intuito de ensinar funções matemáticas, mas, em muitos casos, sem explorar plenamente seu potencial interativo. Desse modo, o relato destaca a importância que as tecnologias possuem e podem impactar no desenvolvimento de aulas quando se aborda as suas potencialidades e não apenas utilizando-a como uma ferramenta de suporte.

Downloads

Publicado

07-09-2025

Edição

Seção

Relato de Experiência

Como Citar

FERREIRA, Kaio César de Santana Ferreira; SOUZA, Maritza Maria Lima de Almeida. Um seminário sobre funções: Relacionando teoria com a prática. Encontro Baiano de Educação Matemática, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 1–8, 2025. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/ebem/article/view/822.. Acesso em: 13 set. 2025.