Modelagem Matemática Aplicada A Impactos Ambientais: Um Estudo Sobre Função Exponencial no Ensino Superior

Autores

Palavras-chave:

Cálculo, Função Exponencial, Modelagem Matemática, Modelo Matemático, Despoluição

Resumo

O presente resumo apresenta uma experiência desenvolvida no contexto da licenciatura em Ciências Biológicas, com o componente curricular Cálculo. O objetivo principal está em fazer uma interlocução entre um problema ambiental existente e o estudo da matemática. A proposta relaciona o conteúdo de Função Exponencial, ao processo de despoluição dos rios. A pergunta norteadora: o processo de despoluição mecânica dos rios pode sofrer contribuição da matemática, em quais aspectos? A metodologia aplicada é de cunho qualitativo, aliadas aos pressupostos da Modelagem Matemática. Os instrumentos foram: pesquisa de temas, discussão com a turma, simulação experimental, e o estudo dirigido. Desse modo, o modelo matemático descreve a variação do poluente contida no rio sofrendo o processo de despoluição. Essa temática gerou discussão e tomada de consciência por parte dos estudantes em função dos impactos gerados para a população, a fauna e a flora da região.

Downloads

Publicado

07-09-2025

Edição

Seção

Relato de Experiência

Como Citar

ARAGÃO, Martielle Soledade Souza Santos. Modelagem Matemática Aplicada A Impactos Ambientais: Um Estudo Sobre Função Exponencial no Ensino Superior. Encontro Baiano de Educação Matemática, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 1–8, 2025. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/ebem/article/view/839.. Acesso em: 13 set. 2025.