Modelagem Matemática Aplicada A Impactos Ambientais: Um Estudo Sobre Função Exponencial no Ensino Superior
Keywords:
Cálculo, Função Exponencial, Modelagem Matemática, Modelo Matemático, DespoluiçãoAbstract
O presente resumo apresenta uma experiência desenvolvida no contexto da licenciatura em Ciências Biológicas, com o componente curricular Cálculo. O objetivo principal está em fazer uma interlocução entre um problema ambiental existente e o estudo da matemática. A proposta relaciona o conteúdo de Função Exponencial, ao processo de despoluição dos rios. A pergunta norteadora: o processo de despoluição mecânica dos rios pode sofrer contribuição da matemática, em quais aspectos? A metodologia aplicada é de cunho qualitativo, aliadas aos pressupostos da Modelagem Matemática. Os instrumentos foram: pesquisa de temas, discussão com a turma, simulação experimental, e o estudo dirigido. Desse modo, o modelo matemático descreve a variação do poluente contida no rio sofrendo o processo de despoluição. Essa temática gerou discussão e tomada de consciência por parte dos estudantes em função dos impactos gerados para a população, a fauna e a flora da região.
Downloads
Published
Issue
Section
License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.