Estudo e exploração do Plano Cartesiano através de um jogo adaptado

Autores

Palavras-chave:

Ensino Médio, Plano Cartesiano, Jogo Matemático, Aprendizagem

Resumo

Neste texto será apresentado um relato de experiência, no contexto de aulas de matemática, em turmas do 1º ano do Ensino Médio, conduzida através da implementação de um jogo matemático adaptado de um jogo clássico bem conhecido. O objetivo é o de apresentar e discutir uma prática com jogo em um colégio no qual o autor deste relato fez parte como estagiário durante o ano letivo de 2024, desenvolvendo atividades como auxiliar de classe, coparticipação e regência de forma supervisionada. Como conceito a ser explorado em sala de aula parte-se da exploração do plano cartesiano. Foi constatado que a implementação do jogo foi um mecanismo facilitador e de grande contribuição no processo de ensino e de aprendizagem do conteúdo sobre plano cartesiano. O comportamento dos alunos e suas ações na trajetória das aulas demonstraram o quanto foi proveitoso e divertido para eles.

Downloads

Publicado

07-09-2025

Edição

Seção

Relato de Experiência

Como Citar

OLIVEIRA, Vinicius Carneiro. Estudo e exploração do Plano Cartesiano através de um jogo adaptado. Encontro Baiano de Educação Matemática, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 1–6, 2025. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/ebem/article/view/853.. Acesso em: 13 set. 2025.