Estudo e exploração do Plano Cartesiano através de um jogo adaptado
Palavras-chave:
Ensino Médio, Plano Cartesiano, Jogo Matemático, AprendizagemResumo
Neste texto será apresentado um relato de experiência, no contexto de aulas de matemática, em turmas do 1º ano do Ensino Médio, conduzida através da implementação de um jogo matemático adaptado de um jogo clássico bem conhecido. O objetivo é o de apresentar e discutir uma prática com jogo em um colégio no qual o autor deste relato fez parte como estagiário durante o ano letivo de 2024, desenvolvendo atividades como auxiliar de classe, coparticipação e regência de forma supervisionada. Como conceito a ser explorado em sala de aula parte-se da exploração do plano cartesiano. Foi constatado que a implementação do jogo foi um mecanismo facilitador e de grande contribuição no processo de ensino e de aprendizagem do conteúdo sobre plano cartesiano. O comportamento dos alunos e suas ações na trajetória das aulas demonstraram o quanto foi proveitoso e divertido para eles.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.