Matemática e Música: atividades de natureza exploratória

Autores

Palavras-chave:

Matemática, Música, Progressão Geométrica, Ensino Exploratório

Resumo

Este trabalho apresenta o relato de experiência do projeto de extensão Matemática Musical, desenvolvido em uma escola da rede pública de ensino com estudantes do Ensino Médio com o objetivo de explorar as relações entre matemática e música. As atividades foram organizadas em quatro encontros, nos quais foram abordados conceitos matemáticos, como progressão geométrica, por meio da análise e da construção de instrumentos musicais. A metodologia adotada seguiu os princípios do ensino exploratório, incentivando a investigação e a participação dos estudantes. Apesar da baixa adesão ao longo do projeto, o estudante que concluiu integralmente as atividades demonstrou avanços significativos tanto no aprendizado matemático quanto em relação a sua timidez.

Downloads

Publicado

07-09-2025

Edição

Seção

Relato de Experiência

Como Citar

SOUZA, Gabriela Inaiá Lustosa Guedes; SANTOS, Leniedson Guedes dos. Matemática e Música: atividades de natureza exploratória. Encontro Baiano de Educação Matemática, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 1–8, 2025. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/ebem/article/view/862.. Acesso em: 13 set. 2025.