Estágio: Uma experiência com o Lesson Study e o Ensino Exploratório

Autores

Palavras-chave:

Lesson Study, Ensino exploratório, Estágio, Aprendizagem

Resumo

O presente relato tem como objetivo descrever e analisar uma experiência realizada no componente de Estágio Curricular Supervisionado em Matemática (ECSM), com nove futuros professores da Universidade Federal do Oeste da Bahia que adotou o modelo Lesson Study junto com a metodologia de Ensino Exploratório. Essa abordagem foi utilizada para promover a aprendizagem dos estudantes e para contribuir com a prática docente. Durante a realização do estágio ficou perceptível o quanto utilizar o modelo de De Lesson Study (Estudo de Aula) em conjunto com o Ensino Exploratório contribuiu com a aprendizagem dos estudantes e mostrou o quanto é possível adotar uma perspectiva de formação inicial de professores que prioriza a pesquisa aliada a formação e, uma metodologia de ensino que o aluno é o principal foco no processo de ensino e aprendizagem numa aula de matemática.

Downloads

Publicado

07-09-2025

Edição

Seção

Relato de Experiência

Como Citar

SANTOS, Ângela Silva dos; NASCIMENTO, Ana Maria Porto. Estágio: Uma experiência com o Lesson Study e o Ensino Exploratório. Encontro Baiano de Educação Matemática, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 1–6, 2025. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/ebem/article/view/871.. Acesso em: 13 set. 2025.