Do padrão à generalização: o pensamento algébrico de estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental
Palavras-chave:
Pensamento Algébrico, Generalização de Padrões, Sequências, Anos Finais do Ensino FundamentalResumo
Este relato de experiência analisou situações voltadas ao desenvolvimento do pensamento algébrico dos estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental, por meio de uma proposta didática que aborda a generalização de padrões em sequências numéricas e não numéricas, vinculadas a um projeto de extensão da Universidade de Pernambuco, Campus Petrolina. A pesquisa, realizada em uma escola pública de Petrolina, envolveu 51 estudantes e adotou uma abordagem qualitativa, com atenção na identificação de padrões e na resolução de problemas. As tarefas trabalhadas basearam-se nas habilidades da Base Nacional Comum Curricular, visando estimular a abstração, a comunicação e o raciocínio matemático. Os resultados evidenciaram dificuldades significativas, como a falta de familiaridade com conceitos de anos anteriores e a resistência em relacionar figuras geométricas com suas nomenclaturas. Apesar disso, os estudantes demonstraram envolvimento quando incentivados, destacando o papel importante da mediação do professor em sala de aula.
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