O Material Manipulável enquanto metáfora do objeto matemático: uma discussão a partir do seu uso para o ensino de frações

Autores

Palavras-chave:

Materiais Manipuláveis, Ensino de Fração, Ensino de Matemática

Resumo

Nesse texto, apresentaremos algumas ideias teóricas sobre o uso de materiais manipuláveis no ensino de fração evidenciando a relação do manipulável e o objeto matemático. Objetiva-se discutir sobre o limite de alguns materiais manipuláveis para a produção de um discurso matemático legítimo. Este trabalho é fruto de levantamentos bibliográficos realizados, além de uma vivência de simulação de aula, em um curso de Licenciatura em Matemática, que ocasionou na discussão em torno da natureza desses materiais e sua relação com o ensino de Matemática. O conceito de manipulável como metáfora é utilizado. Quando usamos um manipulável como mediador visual do objeto matemático, a comparação e conexão só são possíveis devido às semelhanças entre eles, assim como na figura de linguagem metáfora. Ou seja, nem todo manipulável é interessante para o ensino e suas características não podem ser conflitantes com o conceito matemático a ser ensinado, evitando de ser um obstáculo na construção de um discurso matemático legítimo.

Downloads

Publicado

07-09-2025

Edição

Seção

Comunicação Científica

Como Citar

BÔAS, Jamille Vilas. O Material Manipulável enquanto metáfora do objeto matemático: uma discussão a partir do seu uso para o ensino de frações. Encontro Baiano de Educação Matemática, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 1–8, 2025. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/ebem/article/view/892.. Acesso em: 13 set. 2025.