O Material Manipulável enquanto metáfora do objeto matemático: uma discussão a partir do seu uso para o ensino de frações
Palavras-chave:
Materiais Manipuláveis, Ensino de Fração, Ensino de MatemáticaResumo
Nesse texto, apresentaremos algumas ideias teóricas sobre o uso de materiais manipuláveis no ensino de fração evidenciando a relação do manipulável e o objeto matemático. Objetiva-se discutir sobre o limite de alguns materiais manipuláveis para a produção de um discurso matemático legítimo. Este trabalho é fruto de levantamentos bibliográficos realizados, além de uma vivência de simulação de aula, em um curso de Licenciatura em Matemática, que ocasionou na discussão em torno da natureza desses materiais e sua relação com o ensino de Matemática. O conceito de manipulável como metáfora é utilizado. Quando usamos um manipulável como mediador visual do objeto matemático, a comparação e conexão só são possíveis devido às semelhanças entre eles, assim como na figura de linguagem metáfora. Ou seja, nem todo manipulável é interessante para o ensino e suas características não podem ser conflitantes com o conceito matemático a ser ensinado, evitando de ser um obstáculo na construção de um discurso matemático legítimo.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.