O Livro Didático e o Atendimento às Habilidades e Competências da BNCC (2018) para o Ensino da Álgebra Escolar na Rede Municipal de Ensino de Vitória da Conquista

Autores

Palavras-chave:

Análise de Livro Didático, Projeto Gráfico, Álgebra Escolar, Habilidades e Competências da BNCC

Resumo

Este estudo, de cunho qualitativo, por meio de uma pesquisa documental, teve como objetivo analisar os recursos gráficos dispostos no livro didático adotado pelo 8º ano do Ensino Fundamental II, nas escolas da rede pública municipal de Vitória da Conquista, para compreender se esses recursos contribuem efetivamente para a aprendizagem da álgebra escolar, tendo em vista os padrões estabelecidos pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Os resultados mostraram que a maioria dos objetivos construídos no livro adotado, apontam a álgebra escolar com intenção direta na própria Matemática, no entanto, verificamos que, de forma geral, não foram elaborados com vistas ao desenvolvimento cognitivo dos estudantes referente às competências recomendadas neste documento. Com relação ao aporte visual dado pelas figuras construídas como suporte para o ensino de álgebra escolar, concluímos que ele não é o recurso mais importante no livro didático adotado, considerando o desenvolvimento das competências e habilidades traçadas na BNCC para o ensino da álgebra.

Downloads

Publicado

07-09-2025

Edição

Seção

Comunicação Científica

Como Citar

ALVES, Alison Oliveira Neves; BATISTA, Juliano da Silva; SOUZA, Galvina Maria de. O Livro Didático e o Atendimento às Habilidades e Competências da BNCC (2018) para o Ensino da Álgebra Escolar na Rede Municipal de Ensino de Vitória da Conquista. Encontro Baiano de Educação Matemática, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 1–12, 2025. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/ebem/article/view/908.. Acesso em: 13 set. 2025.