História da Fematesc: professoras relatam o vínculo entre universidade e escolas do interior da Bahia

Autores

Palavras-chave:

Feira de Matemática, Interdisciplinaridade, Equidade, Ensino da Matemática

Resumo

Neste trabalho apresentamos o relato de duas professoras acerca das experiências adquiridas ao organizar feira de matemática (FEMAT). Especialmente, as realizadas no Centro Integrado do Cristo Redentor (CICR) em São José da Vitória – BA e da Feira de Matemática da UESC - FEMATESC. Nessa descrição realizamos uma reflexão sobre interdisciplinaridade e equidade, pois ao longo das edições das FEMAT, observamos que a cada ano, os trabalhos submetidos e apresentados nos eventos demonstram práticas interdisciplinares no ensino da matemática. Além disso, o envolvimento de estudantes e docentes na criação de projetos apresentados na feira promove o entendimento de conceitos matemáticos e sua conexão com outras componentes curriculares, além de promover o engajamento dos estudantes nas tarefas escolares. Isso, estimula o protagonismo desses estudantes no uso de diversos recursos pedagógicos sob a supervisão dos professores, o que, por sua vez, propicia a criação de novas metodologias de ensino.

Downloads

Publicado

07-09-2025

Edição

Seção

Relato de Experiência

Como Citar

FARIAS, Maria Margarete do Rosário; PAULA, Marlúbia Corrêa de; AMPARO, Pâmera Veluma Santos do; RIBEIRO, Lucivania da Silva Costa; LIMA, Débora Cabral. História da Fematesc: professoras relatam o vínculo entre universidade e escolas do interior da Bahia. Encontro Baiano de Educação Matemática, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 1–8, 2025. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/ebem/article/view/923.. Acesso em: 13 set. 2025.