A comunicação no Ensino Exploratório: atos discursivos que regulam as produções em tarefas investigativas ou exploratórias
Palavras-chave:
Comunicação, Ensino Exploratório, Atos DiscursivosResumo
Este estudo tem como objetivo reconhecer as diferentes formas de comunicação entre professor e estudantes que regulam as produções em ambientes de aprendizagem durante o ensino exploratório na implementação de tarefas investigativas ou exploratórias. Para isso, utilizaremos como instrumento de coleta de dados a observação não estruturada durante a implementação da tarefa. Foram analisados os atos discursivos durante os diálogos entre os sujeitos, a partir de diversas formas de comunicação. Diante disso, utilizaremos o método qualitativo para dar conta desta proposta. A partir da análise dos dados, pudemos reconhecer atos discursivos de explicar, responder e questionar, com perguntas de inquirição, focalização e confirmação, a fim de aprimorar a aquisição de conhecimentos matemáticos por meio de dois momentos categóricos que se referem à introdução da tarefa como retomada da compreensão sobre os instrumentos matemáticos e à resolução da tarefa com a proposição de classificação de triângulos quanto aos lados e ângulos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.