Laboratório de Ensino de Matemática: experiências formativas por meio da extensão

Autores

Palavras-chave:

LEM, Extensão, Formação de professores, Materiais Educativos

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo relatar as experiências vivenciadas enquanto bolsista de extensão no LAMULIMat, na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). O Plano de Trabalho buscou ressignificar a relação teoria-prática da Matemática para professores e alunos da Educação Básica, oportunizando que experienciem as ideias matemáticas por meio de materiais concretos. Para tal, desenvolvemos atividades que possibilitaram apresentar o potencial de um Laboratório de Ensino de Matemática, para estudantes da Educação Básica, em especial, a recepção de alunos no laboratório e a visita do LAMULIMat às escolas da Educação Básica. As diferentes ações extensionistas nos possibilitam um maior repertório para atuação  em sala de aula, contribuindo assim para a formação inicial e continuada do professor de matemática, além de tornar o ensino e a aprendizagem da matemática mais lúdica e atrativa para alunos da Educação Básica.

Downloads

Publicado

07-09-2025

Edição

Seção

Relato de Experiência

Como Citar

MENDES, Lara Laissy Alcântara da Silva; ARAÚJO, Maria de Lourdes Haywanon Santos; GRILO, Jaqueline de Souza Pereira. Laboratório de Ensino de Matemática: experiências formativas por meio da extensão. Encontro Baiano de Educação Matemática, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 1–7, 2025. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/ebem/article/view/978.. Acesso em: 13 set. 2025.