Educação Financeira e Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas: como a matemática pode contribuir para a tomada de decisões financeiras assertivas
Palavras-chave:
Educação de Pessoas Jovens, Adultos e Idosas, Educação Financeira, Formação Inicial, Oficina, ContextualizaçãoResumo
Este trabalho, de cunho qualitativo, vem apresentar o relato de uma oficina desenvolvida no contexto da EPJAI, que teve o objetivo de contribuir para a Educação Financeira de estudantes dessa modalidade de ensino, bem como contribuir para a formação inicial da primeira autora. Para isso, elaboramos e implementamos atividades contextualizadas, que constaram de simulações e comparação de preços de produtos encontrados em supermercados, além da análise de contas de energia elétrica e água. Os principais resultados mostraram que a oficina proporcionou aos estudantes o desenvolvimento de habilidades para a tomada de decisões financeiras presentes no seu dia a dia. Concluímos que a implementação da oficina contribuiu com a formação da Educação Financeira dos estudantes; e que, para a primeira autora, a oficina contribuiu para sua formação inicial na medida em que a possibilitou experienciar a relação teoria e prática tão visada no curso.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.