Educação Financeira e Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas: como a matemática pode contribuir para a tomada de decisões financeiras assertivas

Autores/as

Palabras clave:

Educação de Pessoas Jovens, Adultos e Idosas, Educação Financeira, Formação Inicial, Oficina, Contextualização

Resumen

Este trabalho, de cunho qualitativo, vem apresentar o relato de uma oficina desenvolvida no contexto da EPJAI, que teve o objetivo de contribuir para a Educação Financeira de estudantes dessa modalidade de ensino, bem como contribuir para a formação inicial da primeira autora. Para isso, elaboramos e implementamos atividades contextualizadas, que constaram de simulações e comparação de preços de produtos encontrados em supermercados, além da análise de contas de energia elétrica e água. Os principais resultados mostraram que a oficina proporcionou aos estudantes o desenvolvimento de habilidades para a tomada de decisões financeiras presentes no seu dia a dia. Concluímos que a implementação da oficina contribuiu com a formação da Educação Financeira dos estudantes; e que, para a primeira autora, a oficina contribuiu para sua formação inicial na medida em que a possibilitou experienciar a relação teoria e prática tão visada no curso.

Publicado

2025-09-07

Número

Sección

Relato de Experiência

Cómo citar

RIBEIRO, Geissa de Souza; SOUZA, Galvina Maria de; SILVA, Jonson Ney da. Educação Financeira e Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas: como a matemática pode contribuir para a tomada de decisões financeiras assertivas. Encontro Baiano de Educação Matemática, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 1–7, 2025. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/eventos/index.php/ebem/article/view/987.. Acesso em: 13 sep. 2025.