Apresentação

O conceito de currículo está incorporado às políticas públicas educacionais; aos movimentos de reforma educacional; às práticas de ensino; aos processos formativos de profissionais da educação; à produção de conhecimento e à pesquisa; à concepção de Matemática e seu ensino.

Seu conceito atravessa os discursos; a objetividade e subjetividade dos princípios e propostas de formação política, social e econômica de uma sociedade; as formas de ser e estar em espaços formativos: formais, não formais e informais; as escolhas que se faz de materiais e conteúdos para educar com a Matemática.

Sendo um conceito flutuante, o currículo toma as forças dos objetos como material para produzir problematização de questões que implicam e são implicadas pelos modos de vida em sociedade.

No campo da Educação, o currículo contribui em reflexões como: Que escola temos e qual queremos ter? Que formação necessita ser ofertada? Que sentidos e significados precisam ser formados pelos estudantes? Em que e para que a Educação Matemática pode impactar o processo educacional?

A implementação da Base Nacional Comum Curricular, as mudanças no Programa Nacional do Livro e do Material Didático, com a incorporação de novos tipos de livros, a Reforma do Ensino Médio e a publicação recente das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores têm gerado debates na comunidade científica a respeito do impacto para os processos educativos, bem como para as políticas públicas educacionais. O Fórum Nacional sobre Currículos de Matemática tem sido espaço privilegiado para discutir os atravessamentos nos/dos currículos de Matemática; problematizar as implicações na formação na Educação Básica e Ensino Superior; refletir sobre como a pesquisa no campo dos currículos de Matemática pode colaborar na concepção e implementação de políticas públicas; e dialogar com teorias do Currículo, Educação e Educação Matemática.

O 7º Fórum Nacional sobre Currículos de Matemática intenciona transcender as iniciativas privilegiadas de organismos nacionais, regionais e locais de Educação, que têm se concentrado em políticas de grande vulto, como nas avaliações em larga escala; na produção de prescrições curriculares oficiais, que sugerem a idealização de contextos homogêneos, desconsiderando as diferenças que habitam os espaços de formação; nas políticas de formação docente que se sobrepõem às práticas curriculares cotidianas de professores, frequentemente, excluídos do debate e tomados como implementadores de currículos.

Essa perspectiva prevê movimentos diversos quando se investe: no fomento e na institucionalização de ações inerentes à produção acadêmica de pesquisas socialmente referenciadas, vinculadas ao compromisso social com grupos minoritários e ao reconhecimento de seus saberes e histórias; à formação de professores e pesquisadores no âmbito da graduação e pós-graduação; à articulação de grupos de pesquisa; à nucleação de coletivos de novos pesquisadores e de professores que ensinam Matemática.

O 7º Fórum Nacional sobre Currículos de Matemática promoverá a aproximação entre professores da Educação Básica e pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento interessados na investigação sobre currículos de Matemática. Referenciando-se na temática central do evento, o 7º FNCM terá como foco a inserção desses agentes em espaços não formais de educação, contribuindo para a construção de concepções de currículo que extrapolem as políticas públicas oficiais e as fronteiras dos ambientes institucionais.

A contribuição do evento para seus participantes envolve: debates com pesquisadores nacionais e internacionais a partir de diferentes temas de pesquisa; a problematização de temáticas de pesquisa sobre currículos de Matemática; a divulgação de práticas e de pesquisas com estudantes, professores e pesquisadores de diferentes regiões do Brasil; e o fortalecimento de grupos de pesquisa e de pesquisas em rede entre diferentes instituições e seus programas de pós-graduação.

Em síntese, a contribuição do evento para seus participantes pode ser anunciada como: o estabelecimento de debates com pesquisadores nacionais e internacionais a partir de diferentes temas de pesquisa, incluindo o seu próprio; a problematização de temáticas de pesquisa sobre currículos de Matemática; a divulgação de práticas e de pesquisas com estudantes, professores e pesquisadores de diferentes regiões do Brasil; o incentivo ao interesse pelo estudo, pesquisa e formação permanente de pesquisadores; e o fortalecimento de grupos de pesquisa e de pesquisas em rede entre diferentes instituições e seus programas de pós-graduação.

Objetivos

Com o tema Currículos de Matemática em espaços formais e não-formais: onde estão os currículos?, o 7º Fórum Nacional sobre Currículos de Matemática tem como objetivos:

  • Impulsionar as discussões sobre currículos de Matemática no âmbito da pesquisa, políticas e práticas de ensino.
  • Promover criação de redes colaborativas de grupos de pesquisas que têm como foco estudos e investigações sobre currículos de Matemática.
  • Discutir e divulgar a produção de conhecimento e experiências sobre a organização e desenvolvimento curricular em Matemática.
  • Problematizar a concepção e implementação de políticas públicas curriculares no âmbito da Matemática: Base Nacional Comum Curricular, Avaliação Externa; e Programa Nacional do Livro e do Material Didático.
  • Debater políticas públicas de formação de professores que ensinam Matemática: formação inicial; iniciação e indução à docência; e formação continuada.

Formato

O 7º Fórum Nacional sobre Currículos de Matemática será realizado dias 29, 30 e 31 de outubro de 2026, no formato presencial, que se justifica por dois aspectos: primeiro, trata-se de uma demanda da comunidade acadêmica considerando a quantidade de eventos científicos que tem sido realizada no formato remoto (virtual/online), os quais possibilitam maior quantidade de participantes, mas tem implicado a qualidade da participação em virtude das demandas de trabalho assumidas nas instituições de ensino, que muitas vezes se sobrepõem às atividades do evento em questão; segundo, considerando o propósito do Fórum, a presencialidade possibilita maior imersão de seus participantes na discussão da pesquisa brasileira sobre currículos de Matemática, além de potencializar o intercâmbio de grupos de pesquisa e a indução de projetos em redes de pesquisa, seja nacional ou internacional.

Realização