Histórico

A SBEM

A Sociedade Brasileira de Educação Matemática — SBEM foi fundada em janeiro de 1988 como uma sociedade civil, de caráter científico e cultural, sem fins lucrativos e sem qualquer vínculo político, partidário ou religioso. Tem como finalidade congregar profissionais da área de Educação Matemática, e de áreas correlatas, que têm a Matemática como campo acadêmico e profissional. A SBEM tem em seus quadros, como sócios, pesquisadores e professores que atuam em diferentes níveis e modalidades de ensino do sistema educacional brasileiro, da Educação Básica ao Ensino Superior, incluindo profissionais que atuam em secretarias de educação na elaboração e implementação de políticas públicas e curriculares, além de estudantes de licenciatura. Ela possui, também, sócios institucionais e sócios de outros países.

A partir de sua fundação, a SBEM desempenha papel importante no desenvolvimento da Educação Matemática no Brasil como campo de pesquisa, acadêmico e profissional. Como associação científica, está presente em todas as unidades da federação brasileira a partir de suas 27 Diretorias Regionais e deus 16 Grupos de Trabalho. As direções das Diretorias Regionais são compostas de profissionais da Educação Matemática de diferentes instituições — públicas e privadas, universidades e escolas — que elaboram e implementam ações de divulgação científica, de formação de professores, de pesquisa em rede e de práticas escolares considerando cada unidade da federação. Os Grupos de Trabalho são compostos de pesquisadores renomados e que se destacam em diferentes regiões do Brasil por suas práticas de formação de professores, de formação de novos pesquisadores e de produção de conhecimento a partir da pesquisa na área; são pesquisadores de referência em seus temas de estudo, que contribuem significativamente para o avanço da área de Educação Matemática.

No campo editorial, a SBEM edita dois periódicos: a Educação Matemática em Revista (EMR), estratificada como A2, e a Revista Internacional de Pesquisa em Educação Matemática (RIPEM), estratificada como A1 no Qualis-Capes. Além dessas duas, há os periódicos Revista de Educação Matemática, da Regional São Paulo, estratificada como A3; Educação Matemática em Revista RS, da Regional Rio Grande do Sul, estratificada como B2; Revista Catarinense de Educação Matemática, da Regional Santa Catarina (recém-criada); Revista Cearense de Educação Matemática, da Regional Ceará (recém-criada); e CoInspiração, da Regional Mato Grosso, estratificada como B1. Também são publicados livros e promovidas ações de formação continuada por meio de chamada pública por edital para a sua comunidade de sócios e sócias.

Quanto a eventos acadêmicos e científicos, a SBEM idealizou e realiza o Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM) e o Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática (SIPEM). Com foco em práticas de ensino e práticas de formação, o ENEM congrega pesquisadores, formadores de professores, professores e estudantes de licenciatura que têm a Matemática como campo profissional. Trata-se do maior e mais importante evento da categoria, o qual reúne cerca de 3000 participantes em cada edição, sendo que em 2025 ocorrerá a sua 15ª edição, em Manaus (AM). Com foco na pesquisa e produção de conhecimento, o SIPEM congrega pesquisadores, formados e em formação, que se reúnem para discutir, avaliar e divulgar a pesquisa brasileira da área de Educação Matemática, e para promover intercâmbio com pesquisadores de diferentes países, sendo que em 2024 ocorrerá a sua 9ª edição, em Natal (RN). Além desses eventos nacionais, cada Diretoria Regional realiza o seu Encontro Estadual de Educação Matemática e o seu Fórum Estadual de Formação Inicial de Professores que Ensinam Matemática. De modo similar, cada Grupo de Trabalho realiza o seu evento próprio de abrangência nacional. Cabe destacar, ainda, que a SBEM apoia diversos eventos e ações formativas realizadas por grupos de pesquisa e instituições de ensino, cujo seus organizadores são sócios e sócias da Sociedade.

Como importante sociedade científica, a Sociedade Brasileira de Educação Matemática — SBEM está presente em diversos movimentos sociais e coletivos no contexto da educação brasileira. Também é parceira de outras importantes sociedades, como é o caso da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd). A SBEM tem representação no Comitê de Assessoramento de Educação do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Cabe destacar, ainda, que a SBEM é filiada a Federación Iberoamericana de Sociedades de Educación Matemática (FISEM), a qual congrega sociedades científicas de diversos países.

O GT3: Currículos e Educação Matemática

Os Grupo de Trabalho da SBEM têm sua origem na criação do Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática — SIPEM, em 2000. Por sua característica, o Seminário propicia uma imersão dos pesquisadores e pesquisadoras nos Grupos de Trabalho, nos quais se discute, socializa e fomenta a pesquisa brasileira sobre diferentes temáticas no campo da Educação Matemática.

Até o ano de 2015, pesquisadores e pesquisadoras que investigavam sobre currículos de Matemática se reuniam no GT3: Educação Matemática no Ensino Médio (I SIPEM, 2000); no GT2-3: Educação Matemática nas Séries Finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio (II SIPEM, 2003); no GT2: Educação Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio (III SIPEM, 2006); no GT2-3: Educação Matemática nas Séries Finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio (IV SIPEM, 2009); e no GT3: Educação Matemática no Ensino Médio (V SIPEM, 2012; VI SIPEM, 2015).

Nesses GT, embora fossem profícuas as discussões sobre as pesquisas produzidas, pesquisadores e pesquisadoras que investigavam sobre currículos de Matemática sentiam a necessidade de um espaço para discutir a pesquisa sobre esse campo, bem como para propor pesquisa em rede e fortalecer os estudos sobre currículos pelo viés da Educação Matemática.

Em 2012, no V SIPEM, a Profa. Dra. Célia Maria Carolino Pires apresentou o trabalho intitulado Pela criação de um Grupo de Trabalho sobre Currículos de Matemática, no SIPEM. Nele, apresentou reflexões sobre a importância e necessidade de criação de um GT próprio do tema, considerando a existência de pesquisadores e de produção científica, e o propósito em abrir as investigações e estimular seu crescimento.

Esse texto estimulou, na comunidade acadêmica da SBEM, o debate sobre a importância de criação de um GT com foco em Currículos de Matemática. Como consequência, pesquisadores do tema que participaram do VI SIPEM, realizado em 2015, na cidade de Pirenópolis (GO), deliberaram pela elaboração de proposta de criação do GT3, intitulado Currículos e Educação Matemática. Em função dessa deliberação, os participantes do GT2: Educação Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental e do GT3: Educação Matemática no Ensino Médio se reuniram e deliberaram pela fusão dos dois GT, sendo a proposta de renomear o GT2 para Educação Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio.

Ambas as propostas, de fusão dos GT2 e GT3 (passando a ser GT2) e criação do GT de Currículos e Educação Matemática (GT3) foram apreciadas e aprovadas pelo Conselho Nacional Deliberativo da SBEM.

Em 2018, na cidade de Foz do Iguaçu (PR), os membros do GT3: Currículos e Educação Matemática se reuniram pela primeira vez por ocasião da realização do VII SIPEM.

Desde o VI SIPEM, os pesquisadores e pesquisadoras que investigam sobre Currículos de Matemática organizaram publicação de livros, números especiais em periódicos qualificados da área e eventos, dente eles, o Fórum Nacional sobre Currículos de Matemática.

História do FNCM

O Fórum Nacional sobre Currículos de Matemática — FNCM é um evento promovido pela Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM), e organizado pelo Grupo de Trabalho Currículo e Educação Matemática (GT3).

O 1º FNCM foi realizado dias 4 e 5 de junho de 2004, com o nome Fórum Nacional da Sociedade Brasileira de Educação Matemática Sobre Currículos de Matemática para a Educação Básica, no Brasil, na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, com a presença de cerca de 120 associados da SBEM, incluindo representantes das Diretorias Regionais que promoveram Fóruns Regionais sobre o tema, no período de março a maio de 2004, e que trouxeram suas contribuições para o Fórum Nacional.

Já com o nome atual, nesse mesmo local, e com apoio da Capes, Fapesp e do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática da PUC/SP, o 2º FNCM foi realizado dias 3 e 4 de novembro de 2013.

O 3º FNCM foi realizado de 22 a 25 de abril de 2015, Universidade Estadual Paulista, em Ilha Solteira, com apoio de seu Programa de Pós-Graduação Ensino e Processos Formativos.

Com apoio do CNPq e do Programa de Pós-Graduação em Educação, a Universidade de São Paulo sediou o 4º FNCM, de 3 a 5 de agosto de 2017. A partir dessa edição, o FNCM passou a ser responsabilidade do GT3 da SBEM.

Primeira vez fora do estado de São Paulo, de 13 a 15 de maio de 2020, foi realizado o 5º FNCM, sediado remotamente pela Universidade Luterana do Brasil, com o apoio de seu Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática. Professores, estudantes de licenciatura e de pós-graduação, pesquisadores e especialistas em educação que tem o currículo e o currículo de Matemática como temas de interesse, participaram das edições do Fórum Nacional.

Esse mesmo público é esperado para o 6º FNCM, que será realizado na cidade de Montes Claros, sediado pela Universidade Estadual de Montes Claros e coorganizado por seu Programa de Pós-Graduação em Educação.