Submissão

A revista não está aceitando submissões neste momento.

Diretrizes para Autores

6º Fórum Nacional sobre Currículos de Matemática tem como propósitos impulsionar, debater, problematizar e refletir a pesquisa e práticas sobre currículos e seus atravessamentos no contexto educacional, bem como o cenário das políticas públicas curriculares e o desenvolvimento curricular no interior da Educação Matemática. Os trabalhos a serem submetidos precisam apresentar resultados de pesquisas concluídas ou em andamento (com resultados preliminares), ou problematizar teorias, pesquisas e/ou experiências relacionadas com os currículos de Matemática. A submissão precisa ser feita para um dos seguintes eixos temáticos:

  • Aportes teóricos sobre Currículos de Matemática
    Coordenação: Prof. Dr. Elenilton Vieira Godoy — Universidade Federal do Paraná, Brasil
    Ementa: Pesquisas, práticas ou experiências envolvendo reflexões que busquem balizar e fundamentar as discussões hodiernas sobre os Currículos de Matemática. Propõe-se fundamentar tais discussões com os Estudos Curriculares, em articulação com as preocupações da Educação Matemática.
  • Currículos de Matemática como instrumento de luta por Justiça Social
    Coordenação: Prof. Me. Flavio Augusto Leite Taveira — Universidade Estadual Paulista, Brasil
    Ementa: Pesquisas, práticas ou experiências envolvendo discussões sobre como os diversos Currículos de Matemática podem se configurar como meio de propositura de erradicação de injustiças sociais, tendo na Matemática a tônica para o combate dessas injustiças. Propõe-se que este eixo articule discussões de outras áreas do conhecimento como a Sociologia, a Filosofia, a Antropologia, os Estudos Culturais com as discussões e preocupações da Educação Matemática por uma via curricular.
  • Currículos de Matemática e Políticas Públicas Curriculares
    Coordenação: Prof. Dr. Marcio Antonio da Silva — Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, Brasil
    Ementa: Pesquisas, práticas ou experiências envolvendo ações de avaliação e distribuição de materiais de apoio ao desenvolvimento curricular (Programa Nacional do Livro e do Material Didática), a Reforma do Ensino Médio; o Projeto Político Pedagógico (Educação Básica) e o Projeto Pedagógico do Curso (Ensino Superior).
  • Currículos e desenvolvimento profissional docente em Matemática
    Coordenação: Profa. Dra. Ana Paula Perovano — Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Brasil
    Ementa: Pesquisas, práticas ou experiências envolvendo: (i) o conhecimento profissional de professores que ensinam Matemática e o seu atravessamento por currículos, políticas curriculares e movimento de reforma curricular; (ii) políticas de formação de professores e de indução da docência (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência e Programa Residência Pedagógica); e (iii) debates sobre identidade docente do/a professor/a de Matemática.
  • Implementação curricular em Matemática
    Coordenação: Prof. Dr. Ricardo Gomes Assunção — Instituto Federal Goiano, Brasil
    Ementa: Pesquisas, práticas ou experiências envolvendo: (i) a elaboração de documentos que prescrevem o currículo ou orientam as prescrições curriculares; (ii) a implementação de orientações e prescrições curriculares nos diferentes níveis e modalidades de ensino; e (iii) processo de acompanhamento de implementação de propostas ou reformas curriculares.
  • Materiais curriculares e a relação Professor-Currículo
    Coordenação: Profa. Dra. Katia Lima — Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Brasil
    Ementa: Pesquisas, práticas ou experiências envolvendo materiais curriculares em forma de livros didáticos, apostilas de ensino, sequências didáticas, cadernos de atividades elaborados por secretarias de educação, projetos de ensino e outros materiais de apoio ao desenvolvimento curricular. Pesquisas, práticas ou experiências referentes à relação existe entre professores e currículos, isto é, o modo como professores leem e interpretam orientações de ensino, e avaliam, selecionam e colocam em prática situações de aprendizagem.

Tipos de submissão

São dois os tipos de submissão de trabalhos para o 6º Fórum Nacional sobre Currículos de Matemática: Resumo Expandido e Artigo.

Normas para submissão

Cada participante poderá submeter até três trabalhos, considerando-se as seguintes situações:

  • Cada participante será autor dos trabalhos; autor de um e coautor dos demais trabalhos; ou coautor dos trabalhos.
  • Os trabalhos poderão ser submetidos em Português ou Espanhol.
  • Todas as autoras e autores, brasileiros ou estrangeiros, deverão estar inscritos no 6º Fórum Nacional sobre Currículos de Matemática.

Escrita do Resumo Expandido

  • O texto deve conter de 4 a 6 páginas, incluindo todos os seus elementos.
  • Precisa ser escrito com problemática anunciada e justificada, referencial teórico e metodológico explicitados, análise e discussão dos resultados (ou problematização da prática/experiência apresentada), considerações e referências. Não serão publicados apêndices e anexos.
  • Título, resumo e palavras-chave precisam ser escritos em inglês como segundo idioma.
  • O trabalho deve ter, no máximo, três autorias, submetido sem qualquer identificação de suas autoras ou autores.
  • A digitação do texto deverá, necessariamente, ser feita no template, respeitando a formatação, detalhamentos e exemplos nele contidos. Serão automaticamente recusados os textos não escritos no template.

Escrita do Artigo

O trabalho na forma de artigo científico deve ser escrito em conformidade com as normas, especificações e exemplos que constam neste template e em atenção à política editorial do periódico Educação Matemática Debate, eISSN 2526-6136, estratificado como B1 no Qualis-Capes.

O artigo deve ser submetido no sistema do periódico, selecionando-se a seção Currículos em Educação Matemática. Se aprovado, todos os artigos serão revisados e alguns serão traduzidos do idioma português para o idioma inglês com custos do periódico.

No caso em que o participante for autor ou coautor de três artigos, a publicação se dará do seguinte modo: um artigo no número regular de 2024 (previsão de publicação em janeiro 2025, com data retroativa a dezembro de 2024); um artigo no número especial Currículos em Educação Matemática (previsão de publicação em fevereiro de 2025); e um artigo no número regular de 2025 (previsão de publicação em abril 2025).

Cronograma da Submissão

  • Resumo Expandido até 20 de setembro
  • Artigo até 20 de setembro

Política de Avaliação do Resumo Expandido

O Resumo Expandido deve ser enviado, exclusivamente, pelo Portal de Eventos da SBEM. Para isso, é preciso fazer o cadastro no sistema do FNCM, nesse link. Caso já tenha cadastro no Portal de Eventos, faça o login e cadastre-se no sistema do FNCM.

No processo de submissão, devem ser informados os seguintes dados de todas as autoras e autores: nome, e-mail, afiliação institucional, link do Lattes e link do Orcid. Se preferir, consulte o manual de cadastro e o manual de submissão.

Podem ser dois os casos de decisão editorial:

  • trabalho aprovado mediante adequações/ajustes, ou seja, a submissão precisa de revisão em sua escrita a partir do que os pareceristas indicaram e, no prazo de 20 (trinta) dias, o texto revisado deve ser postado no sistema da submissão; e
  • trabalho reprovado.

Todos os trabalhos aprovados deverão ser ajustados em conformidade com os pareceres e passar por revisão textual com profissional competente. É de responsabilidade da autoria as correções gramatical, sintática, ortográfica e bibliográfica, assim como a revisão de diagramação. Após serem realizados os ajustes e a revisão textual, o trabalho deve ser inserido no sistema de submissão em versão Word.

Os anais serão disponibilizados em data anterior ao início do Fórum Nacional sobre Currículos De Matemática, em formato online.

Política de Avaliação do Artigo

O Artigo deve ser enviado, exclusivamente, pelo sistema do periódico Educação Matemática Debate. Para isso, é preciso fazer o cadastro no sistema, nesse link.

No processo de submissão, devem ser informados os seguintes dados de todas as autoras e autores: nome, e-mail, afiliação institucional, link do Lattes e link do Orcid.

Para conhecer a política editorial do periódico, acesse seu site.

A avaliação e pareceres dos artigos são emitidos conforme diretrizes disponíveis neste link

Templates

Condições para submissão

  • A submissão refere-se a um trabalho que apresenta resultados de pesquisas concluídas ou em andamento, ou que problematiza teorias, pesquisas e/ou experiências relacionadas com os currículos de Matemática.
  • O trabalho está no escopo do Fórum Nacional sobre Currículos de Matemática.
  • O trabalho é inédito, ou seja, não foi submetido ou publicado em outro evento ou periódico.
  • O trabalho foi redigido no template, respeitando-se as orientações e exemplos nele contidas.

Política de Privacidade

Informações editoriais fornecidas pelo público participante do Fórum Nacional sobre Currículos de Matemática são usadas, exclusivamente, para os propósitos do evento, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros, em conformidade com a Lei n. 12.527, de 18 de novembro de 2011 (regula o acesso a informações).