Apresentação
O Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática — SIPEM congrega pesquisadores que investigam e produzem conhecimento relativo à Educação Matemática, aos processos de educar e de formar pela Matemática.
Com o propósito de conhecer, discutir, divulgar e fomentar a pesquisa em Educação Matemática, o SIPEM é realizado a partir dos 16 Grupos de Trabalho — GT da Sociedade Brasileira de Educação Matemática, os quais são coordenados e constituídos por pesquisadores de diferentes instituições e regiões do Brasil, e os quais aglutinam temas e focos de investigação em aderência ao escopo da linha de pesquisa representativa de cada um dos GT. O SIPEM possibilita que a produção intelectual brasileira nessa área seja debatida e difundida.
Com a finalidade de promover o intercâmbio entre grupos que, no Brasil e em diferentes países, se dedicam à pesquisa nessa área, o SIPEM busca divulgar as pesquisas brasileiras e promover o encontro de pesquisadores que a elas se dedicam, proporcionando-lhes a possibilidade de conhecer as investigações desenvolvidas em diferentes instituições, além de discutir e refletir sobre referenciais teóricos, relação teoria e prática, formação de professores que ensinam Matemática e metodologias de pesquisa.
Além disso, propicia a formação de grupos integrados de pesquisa, ao congregar pesquisadores do Brasil e de outros países. Particularmente o intercâmbio com pesquisadores estrangeiros promove não só a avaliação da produção brasileira em termos internacionais; também gera a possibilidade de formação de parcerias em projetos ou de grupos de pesquisas de caráter mais abrangente, tanto nacional como internacionalmente.
Na comunidade de Educação Matemática, o SIPEM possibilita que a produção brasileira seja mais conhecida e tomada como referência em novos estudos e investigações. É um encontro de pesquisa, cujo propósito é reunir pesquisadores com seus pares, em grupos de trabalho, considerando temas de interesse e linhas de pesquisa.
Objetivos
O Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática — SIPEM tem como objetivos:
- Promover o intercâmbio entre pesquisadoras e pesquisadores que, em diferentes países, se dedicam ao estudo e à investigação em Educação Matemática;
- Discutir e divulgar a pesquisa brasileira no âmbito da Educação Matemática;
- Propiciar a formação de grupos integrados de pesquisas que congreguem pesquisadores e pesquisadoras brasileiras e estrangeiras; e
- Fortalecer e possibilitar o avanço da pesquisa em Educação Matemática.
Formato
A nona edição do Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática será realizada de 26 a 30 de novembro de 2024, no formato presencial, que se justifica por dois aspectos: primeiro, trata-se de uma demanda da comunidade acadêmica considerando a quantidade de eventos científicos sido realizados no formato remoto (virtual/online), os quais possibilitam maior quantidade de participantes, mas tem implicado a qualidade da participação em virtude das demandas de trabalho assumidas nas instituições de ensino, que muitas vezes se sobrepõem às atividades do evento em questão; segundo, considerando o propósito do SIPEM, a presencialidade possibilita maior imersão dos pesquisadores na discussão da pesquisa brasileira, além de potencializar o intercâmbio de grupos de pesquisa e a indução de projetos em redes de pesquisa, seja nacional ou internacional.
Das contribuições do IX SIPEM em termos de Ciência, Tecnologia e Inovação
Ciência, Tecnologia e Inovação são descritas na Constituição Federal como campos a terem os seus desenvolvimentos promovidos e incentivados por políticas que visam ao progresso da sociedade, à produção de conhecimento e à formação integral de brasileiros e brasileiras. No processo de elaboração de políticas públicas que buscam garantir a qualidade de vida das pessoas e dos animais, a preservação dos recursos naturais e a geração responsável da produção de bens, Ciência, Tecnologia e Inovação são fundamentais para nortear estratégias e operar ações que implicam e potencializam as relações em sociedade e em natureza.
A Ciência possibilita a homens e mulheres compreender e produzir conhecimentos relevantes e essenciais, os quais são mobilizados nas mais variadas atividades em sociedade; a Tecnologia incorpora instrumentos, métodos e técnicas com vistas à resolução de problemas que impactam a vida nos diversos setores em sociedade; a Inovação permite a criação inteligente de mecanismos para tornar a vida em sociedade mais justa e equitativa a partir da geração de meios que visam à qualidade de vida e à qualidade de uso e preservação dos recursos naturais. Na Educação, a pesquisa tem papel fundamental para a Ciência, Tecnologia e Inovação, não só para usar suas ferramentas, mas para fazer avançar esses campos.
Considerando a área de Educação Matemática, o Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática — SIPEM é um espaço acadêmico que oportuniza a reunião de pesquisadores (com carreiras consolidadas, recém-formados e em formação) com interesse em discutir os desafios na área de Educação Matemática e a implicação de sua pesquisa para o avanço do conhecimento e das ferramentas da Ciência, Tecnologia e Inovação; o entendimento é que não se pode situar esses campos isoladamente da produção de conhecimento gerada em todas as áreas do saber, em particular, da Matemática.
A relevância científica, tecnológica e de inovação do SIPEM é multifacetada, abrangendo vários aspectos, a saber:
- a troca de conhecimentos a partir da promoção e compartilhamento de pesquisas recentes, metodologias inovadoras e descobertas na Educação Matemática, possibilitando aprendizagens, colaborações e redes de pesquisa;
- o desenvolvimento profissional de pesquisadores que atuam na produção de conhecimentos relativos ao papel da Matemática para a formação de homens e mulheres, na formação de novos pesquisadores, na formação inicial e continuada de professores que ensinam Matemática e na elaboração e implementação de políticas públicas educacionais; para pesquisadores, formados ou em formação, trata-se de oportunidade de aprendizagem profissional, possibilitando atualização sobre práticas e inovações em Educação Matemática;
- a colaboração internacional ao reunir pesquisadores de diferentes países, o que fomenta o intercâmbio, reverberando o desenvolvimento conjunto de projetos de pesquisa, trocas culturais sobre ensinar e aprender Matemática, e o conhecimento de tendências da pesquisa na área;
- o enriquecimento curricular que possibilita a discussão, reflexão e análise de elaboração, implementação e avaliação de currículos e das políticas educacionais na área;
- o networking no sentido de o SIPEM ser oportunidade ideal para criar e fortalecer redes de contatos profissionais, resultando em colaborações futuras, oportunidades de trabalho e crescimento acadêmico e profissional;
- a publicação de pesquisas nos anais, em livros e em periódicos de alto impacto segundo o Qualis-Capes, contribuindo para o corpo acadêmico e divulgação de conhecimento; e
- o impulso à inovação ao congregar pesquisadores em um espaço colaborativo, sendo um catalisador para inovações na forma como a Educação Matemática reverbera a produção de conhecimento que implica a Ciência e a Tecnologia no processo educacional.
Em síntese, o SIPEM tem o potencial de impulsionar significativamente a área, conectando pessoas, conhecimento, tecnologias e inovação.
Do público participante
O público participante do Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática — SIPEM são pesquisadores de carreira consolidada que compõem o corpo docente de programas de pós-graduação nas áreas de Educação, Ensino e Educação Matemática, atuando na formação de mestres e doutores; também, atuam na formação inicial e continuada de professores. Ainda compõem o público participante, jovens pesquisadores, recém-formados, e pesquisadores em formação; alguns desses pesquisadores, estudantes de mestrado e doutorado, atuam em Secretarias de Educação, na elaboração e implementação de políticas públicas educacionais.
Considerando o escopo do SIPEM, seu público participante são pesquisadores que coordenam e desenvolvem investigações sobre diferentes temas na área de Educação Matemática.
Para a sua nona edição, a ser realizada em novembro de 2024, são esperados aproximadamente 350 participantes advindos de todas as unidades da federação e vinculados a variadas instituições de Ensino Superior — faculdades, institutos, centros universitários e universidades públicas e privadas.
Considerando os sócios e sócias da SBEM e as últimas edições do SIPEM, é possível afirmar que os participantes do Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática:
- São pesquisadores de referência nas instituições e regiões que atuam;
- Coordenam ou colaboram com projeto desenvolvido em rede de pesquisadores nacionais e internacionais;
- Coordenam ou colaboram com o desenvolvimento de projeto financiado por agências de auxílio financeiro;
- Atuam na formação de pesquisadores — mestres e doutores;
- Atuam na formação inicial e continuada de professores que ensinam Matemática;
- Atuam na elaboração e implementação de políticas públicas educacionais voltadas para a formação de professores, práticas de inclusão e desenvolvimento curricular;
- Alguns são Bolsista Produtividade de agência nacional — o CNPq, por exemplo — ou agências locais;
- Lideram grupos de pesquisa cadastrados no Diretório de Grupos do CNPq;
- Compõem comissões e comitês científicos de eventos de abrangência nacional, eventos internacionais e periódicos qualificados e alto impacto;
- Compõem diretorias ou comissões de associações científicas, núcleos de pesquisa ou entidades de pesquisa;
- Realizam trabalho de assessoria para órgãos de governo — secretarias municipais ou estaduais de educação, Ministério da Educação, CNPq e Capes.
Realização
Apoio
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