Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para a edição atual
Ir para o rodapé
Open Menu
Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática
Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática
Histórico
Anais
IX SIPEM
Apresentação
Data e Local
Inscrição
Programação
Comissão Organizadora
Comissão Científica
Comissão Avaliadora
Comunicados
Submissão de Trabalho
Contato
SBEM
Buscar
Portal de Eventos
Cadastro
Acesso
Edição Atual
IX SIPEM
Publicado:
04-11-2024
GT 01 — Matemática na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Língua materna e linguagem matemática: análise de enunciados matemáticos do Campo Aditivo à luz das habilidades de compreensão leitora
Kelly Cristina Coutinho, Priscila Bernardo Martins (Autor)
1-13
PDF
O ensino da matemática na transição do 1º para o 2º ciclo do Ensino Básico em um agrupamento de escolas em Portugal
Eliane Santos Alves, Fernando Ilídio da Silva Ferreira (Autor)
1-15
PDF
Análise de livros didáticos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, com foco na promoção do letramento, raciocínio e pensamento estatístico
Loise Tarouquela Medeiros, Edda Curi (Autor)
1-15
PDF
Explorando padrões nos Anos Iniciais: Possibilidades no encontro entre estudantes cegos e videntes
Ana Carolina Faustino, Elielson Ribeiro de Sales (Autor)
1-10
PDF
A formação de professores dos anos iniciais e o ensino da álgebra
Rosana de Oliveira, Andreia Caarvalho Maciel Barbosa, Laiane Camões da Silva Velloso (Autor)
1-14
PDF
As rotinas identificadas por professores dos Anos Iniciais de Feira de Santana: A análise de tarefas com o raciocínio funcional
Larissa Santana de Almeida, Ana Virginia de Almeida Luna (Autor)
1-15
PDF
Concepções de professores sobre equivalência e divisão de frações a partir de materiais manipuláveis montessorianos
Edilene Regina Dotto Janjar, Cristina Cavalli Bertolucci (Autor)
1-16
PDF
Dificuldades em Resolução de Problemas do Campo Aditivo por Docentes e Estudantes dos Anos Iniciais
Silvana Pires Fonseca Mandarino, Edite Resende Vieira, Ana Maria Carneiro Abrahão (Autor)
1-15
PDF
Atividades com Indícios do Pensamento Geométrico presentes no material curricular do Ciclo de Alfabetização da Rede Municipal de São Paulo
Simone Oliveira dos Santos, Edda Curi, Priscila Bernardo Martins (Autor)
1-15
PDF
Estudantes de 5º ano refletindo sobre desejos versus necessidades e atitudes ao comprar: uma análise na perspectiva dos atos dialógicos
Laís Thalita Bezerra dos Santos, Cristiane Azevedo dos Santos Pessoa (Autor)
1-15
PDF
“Não tem partes iguais!”: Como professores entendem uma fração unitária
Arthur Belford Powell, Maria Alice Veiga Ferreira de Souza (Autor)
1-15
PDF
Número Racional no Princípio da Escolarização
Ana Maria Carneiro Abrahão, Silvana Pires Fonseca Mandarino , Silvia Andrade da Costa Arantes (Autor)
1-15
PDF
Resolução de Situações Multiplicativas e o Pensamento Funcional: um estudo com estudantes do 3º e 5º ano do Ensino Fundamental de Niterói
Vania Leite, Simone de Miranda Oliveira França (Autor)
1-15
PDF
Graduandos de Pedagogia como produtores de conhecimento: a pesquisa como articuladora da estatística e da educação financeira escolar
Izabela Cristina Bezerra da Silva, Gilda Lisbôa Guimarães (Autor)
1-15
PDF
Estudantes do 5º ano Resolvendo Expressões numéricas: Conversão e Tratamento a partir de situações mistas
Juliana Azevedo Montenegro, Danielle Avanço Vega (Autor)
1-15
PDF
Implicações dos Saberes Curriculares nas Ações Pedagógicas de Professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Fernanda Hart Garcia, Cátia Maria Nehring (Autor)
1-13
PDF
Ações e práticas de uma formadora de professores dos Anos Iniciais no trabalho com o sinal de igual
Miriam Ferreira, Dr. Alessandro Jacques Ribeiro, Dr João Pedro da Ponte (Autor)
1-15
PDF
Flexibilidade de cálculo mental na perspectiva do Sentido de Número: quando se manifesta em tarefas que envolvem as operações de multiplicação e divisão com números naturais?
Cília Cardoso Rodrigues da Silva (Autor)
1-18
PDF
Conhecimentos dos professores para ensinar Matemática na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental evidenciados em manuais didáticos do Brasil e do Chile
Edvonete Souza de Alencar, Ana Paula Bolsan Sagrilo, João Pedro Piccoli (Autor)
1-11
PDF
LTarefa “Os Palitos de Fósforos” com estudantes dos Anos Iniciais para o Desenvolvimento do Pensamento Algébrico
Valdete Aparecida Do Amaral Miné, Jana Trgalová (Autor)
1-15
PDF
Matemática no Ciclo de Alfabetização: uma análise dos currículos nos planos de aula
Charlene Origuela Gaspar de Pinho, João Alberto da Silva (Autor)
1-15
PDF
GT 02 — Educação Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio
O papel do software de Geometria Dinâmica em atividades nos Livros Didáticos de Matemática
Ayla Carvalho, Rúbia Barcelos Amaral (Autor)
1-13
PDF
Utilizando Erros para Promover a Reflexão Crítica e o Diálogo em Aulas de Matemática
Dr Luciano Feliciano de Lima, Maria Francisca da Cunha (Autor)
1-15
PDF
o jogo matemático "argolas da multiplicação" como recurso didático para a construção do conhecimento matemático
Paulo Jose dos Santos Pereira, Jose Ronaldo Melo (Autor)
1-14
PDF
A existência das geometrias não euclidianas no ensino de Matemática: restrições da geometria euclidiana e origem de outras geometrias
Milenko Schiavetti Basilio Kovacevic, Sonia Barbosa Camargo Igliori (Autor)
1-15
PDF
Aspectos do raciocínio proporcional de alunos do 7º ano do Ensino Fundamental: foco nas resoluções escritas de uma tarefa exploratória
Síntia Paola Rodrigues, Maria Eduarda Valença de França, Renata Viviane Raffa Rodrigues (Autor)
1-15
PDF
A significação da atividade de aprendizagem do estudante adolescente
Camille Bordin Botke Milani, Manoel Oriosvaldo de Moura (Autor)
1-15
PDF
Uso do Minecraft para o ensino de Geometria à luz da Resolução de Problemas
Felipe de Almeida Costa, Cecy Leite Alves Carreta, Norma Suely Gomes Allevato (Autor)
1-15
PDF
Os desafios da implementação do Novo Ensino Médio no Estado do Amazonas
Hellen Grace Melo Gomes, Carmen Teresa Kaiber (Autor)
1-15
PDF
O uso da T´ábua de Pitágoras para auxiliar na compreensão de Estruturas Multiplicativas em turmas de 7° ano do Ensino Fundamental
Joás Lima de Aquino, Danielle Avanço Vega, Ewellen Tenório de Lima (Autor)
1-15
PDF
Caderno de Itinerários Formativos em Educação do Campo: diálogos com a Educação Matemática
Luciana Boemer Cesar Pereira, Beatriz Fernanda Litoldo (Autor)
1-15
PDF
Análise de uma abordagem problematizada sobre potenciação e radiciação
Fábio Vinicius Gouvêa Moura, Fabio Menezes da Silva, Priscila Cardoso Petito (Autor)
1-13
PDF
Argumentação e prova no trabalho com parábola através da Resolução de Problemas
Mário Barbosa da Silva, Norma Suely Gomes Allevato (Autor)
1-11
PDF
o potencial dos projetos integradores no novo ensino médio para a formação de cidadãos críticos
Fabio Luiz Borges Simas, Cecy Leite Alves Carreta, Rúbia Barcelos Amaral (Autor)
1-15
PDF
Indicações de especificidades entre a teoria dos registros de representação semiótica e a teoria da objetivação
Renata Aparecida de Faria (Autor)
1-11
PDF
Um professor hondurenho pesquisando no Brasil: uma proposta na construção dos conceitos de constante e variável
Luis Rolando Padilla Palma (Autor)
1-14
PDF
Educação Financeira e resolução de problemas abertos para o desenvolvimento do protagonismo e pensamento empreendedor no Ensino Médio
Leandro Antonio Recalcati , Fabiane Fischer Figueiredo, Agostinho Iaqchan Ryokiti Homa (Autor)
1-11
PDF
Tarefas matemáticas: possibilidades e perspectivas didáticas para a prática docente nos anos finais do Ensino Fundamental
Rosana Soares Pinheiro, Claudia Lisete Oliveira Groenwald, Rosemary Carlesso (Autor)
1-15
PDF
Resolução de problemas a partir de um texto jornalístico no Ensino Médio
Fabiane Fischer Figueiredo (Autor)
1-13
PDF
A construção do conceito de variável por estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental à luz da Teoria dos Campos Conceituais
Daiane Ribeiro Siqueira de Jesus, Gabriela dos Santos Barbosa (Autor)
1-14
PDF
Um (re)pensar da Educação Matemática à luz da Pedagogia de Freire: experienciando os cenários para investigação
Ma. Monike Gouvea, Dra. Gabriela Brião (Autor)
1-10
PDF
Algoritmo da Divisão e as Estratégias de Cálculos Identificadas na Aprendizagem da Matemática do 6º ano do Ensino Fundamental
Neura Maria De Rossi Giusti (Autor)
1-12
PDF
Um olhar sobre a Resolução de Problemas envolvendo as Representações Semióticas no Ensino de Razão e Semelhança de Triângulos
Eli Ferreira dos Santos , Dra. Suzete de Souza Borelli (Autor)
1-15
PDF
Sequência Didática como estratégia de ensino e aprendizagem para o desenvolvimento do Pensamento Algébrico nos anos finais do ensino fundamental
Fátima Alessandra Melo da Silva, Claudia Lisete Oliveira Groenwald (Autor)
1-15
PDF
GT 03 — Currículo e Educação Matemática
Discussões em torno do Currículo de Matemática: quais práticas educativas permeiam o ensino com temáticas?
Bárbara Elisa Kranz, Clarissa de Assis Olgin (Autor)
1-12
PDF
Materiais curriculares (de Matemática) como gênero discursivo
Gilberto Januario, Ana Paula Perovano, Katia Lima (Autor)
1-13
PDF
Possibilidades para desenvolver a matemacia a partir da Geometria presente em livros didáticos de Matemática
Douglas Ribeiro Guimarães, Rúbia Barcelos Amaral (Autor)
1-12
PDF
Cartografar o invisível: cadê o corpo doSente no currículo de matemática?
Débora Reis Pacheco (Autor)
1-11
PDF
Não há neutralidade: que Matemática é essa que utilizamos?
Thays Alves de Oliveira, Daniele Costa Silva, Vanessa Franco Neto (Autor)
1-12
PDF
Quem Pode Habitar o Campo? Do Homem Produtor à Insurreição Feminina: análise do discurso nos livros didáticos de matemática dos anos finais do Ensino Fundamental
Danusa Nunes de Menezes, Marcio Antonio da Silva (Autor)
1-11
PDF
Pensando com Teoria: Explorando Metáforas para Descrever a Matemática na Educação Profissional
Ana Lúcia Braz Dias (Autor)
1-16
PDF
Combinatória, Probabilidade e suas articulações no currículo apresentado aos professores dos Anos Finais
Dra. Ewellen T. Lima (Autor)
1-14
PDF
Ensino de geometria: por que não começar por uma abordagem tridimensional?
Francisco Wagner Soares Oliveira (Autor)
1-9
PDF
Desafios e percepções na implementação da BNCC no Currículo de Matemática: o papel da Formação Continuada nos anos iniciais do Ensino Fundamental
Sheila Gilsiane Muhl, Dra. Clarissa de Assis Olgin, Eduardo Vinicius Costa (Autor)
1-12
PDF
O pensamento crítico projetado para a Educação Matemática no Referencial Curricular do Paraná (2018)
Lucas Martini, Elenilton Vieira Godoy (Autor)
1-14
PDF
Por duas críticas à (in)justiça curricular institucionalizada na Educação Matemática brasileira
Flavio Augusto Leite Taveira, Deise Aparecida Peralta (Autor)
1-11
PDF
Representatividade ou invisibilização? constituição de pessoas com deficiência em livros didáticos de matemática dos anos finais do ensino fundamental
Tatiane da Silva Alves, José Wilson dos Santos, Adriana Fátima de Souza Miola (Autor)
1-15
PDF
O currículo de Matemática na reforma do Ensino Médio Integrado no Programa de Articulação da Formação Profissional Média e Superior (AMS) do Centro Paula Souza
Claudemir Monteiro Lima, Dra. Deise (Autor)
1-14
PDF
A BNCC pelo prisma da práxis e a necessidade de uma proposta metodológica para o ensino de Matemática em favor da classe trabalhadora
Leonardo Donizette de Deus Menezes, Fabiana Fiorizi de Marco (Autor)
1-15
PDF
A Educação Matemática Crítica e a ideia de função no Ensino Médio
Rosângela Ferreira Domingues, Clarissa de Assis Olgin (Autor)
1-14
PDF
Projeto Folhas de matemática na formação de professores do Paraná
Edicléia Xavier da Costa, Elenilton Vieira Godoy (Autor)
1-15
PDF
GT 04 — Educação Matemática no Ensino Superior
Trabalho Colaborativo: Desenvolvimento Profissional de um Formador de Professores de Matemática
Janaína Mendes Pereira da Silva, Evonir Albrecht, Regina da Silva Pina Neves (Autor)
1-13
PDF
Exploração ontossemiótica das trajetórias didáticas mobilizadas por estudantes na resolução de uma situação-problema sobre Integral Definida
Dra. Janine Freitas Mota, Dr. João Bosco Laudares (Autor)
1-15
PDF
Os aspectos da Matemática em Ação no Ensino Superior
Débora Vieira de Souza Carneiro (Autor)
PDF
Cálculo diferencial: explorando taxa de variação por meio de uma tarefa investigativa e metacognição
Carlos José Ferreira Soares, Marli Teresinha Quartieri (Autor)
1-15
PDF
Explorando a competência de modelagem matemática em álgebra linear
Andrea Cárcamo, Claudio Fuentealba (Autor)
1-11
PDF
Conjuntos numéricos: uma análise dos conhecimentos didático- matemáticos de licenciandos em Matemática
Patricia Pujol Goulart Carpes, Dra Eleni Bisognin (Autor)
1-13
PDF
Tarefas exploratórias e o desenvolvimento do Raciocínio Matemático em aulas de Cálculo Diferencial e Integral
Andre Luis Trevisan, Eliane Maria de Oliveira Araman, Anna Flávia Magnoni Vieira (Autor)
1-15
PDF
Possibilidades do trabalho docente insubordinado para viabilização da criticidade no ensino da matemática financeira: uma proposta para o ensino superior
Diêgo Bezerra de Melo Maciel , Celso Ribeiro Campos (Autor)
1-14
PDF
De ingressantes a concluintes/recém-egressos de cursos de licenciatura em Matemática: uma análise sobre as argumentações de uma questão algébrica
João Carlos Caldato Correia, Lilian Nasser (Autor)
1-15
PDF
Conhecimentos especializados de professores de Matemática para o ensino de equações diferenciais ordinárias de variáveis separáveis na Engenharia Civil a partir de um problema de Transferência de Calor
Gabriel Loureiro de Lima, Rieuse Lopes (Autor)
1-15
PDF
Ações mentais matemáticas identificadas em resoluções de avaliações de cálculo diferencial e integral
Emanuel Gomes Peixoto, Karly Barbosa Alvarenga (Autor)
1-12
PDF
Uma estratégia didática argumentativa para Licenciandos(as) em Matemática
Joilma Silva Carneiro, Elder Sales Teixeira, Andréia Maria Pereira de Oliveira (Autor)
1-11
PDF
Iniciativas para uma Educação Financeira Crítica em Designs Educacionais Desenvolvidos no Instituto de Matemática da Universidade Federal da Bahia
Maria Rachel Pinheiro Pessoa Pinto de Queiroz, Graça Luzia Dominguez Santos (Autor)
1-15
PDF
Da Integral de Riemann à Integral de Lebesgue: um estudo alicerçado na Pesquisa Baseada em Design
Ismael Batista Maidana Silvestre, Vanilde Bisognin (Autor)
1-14
PDF
A importância das perguntas e de suas diferentes tipologias na mediação do professor durante uma atividade realizada com estudantes de um curso de Engenharia
Juliana Martins Philot, Barbara Lutaif Bianchini, Eloiza Gomes (Autor)
1-15
PDF
O Esquema Integral Definido: algumas dificuldades no seu desenvolvimento e sua possível tematização
Claudio Fuentealba, Andrea Cárcamo (Autor)
1-13
PDF
Reflexões acerca de entraves enfrentados por ingressantes em um curso de Engenharia ao se defrontarem com conceitos da Matemática em um contexto extramatemático
Barbara Lutaif Bianchini, Eloiza Gomes, Gabriel Loureiro de Lima (Autor)
1-15
PDF
O Pensamento Matemático Avançado no ensino de Equações Diferenciais Ordinárias e de Geometria Analítica e Cálculo Vetorial
Frederico da Silva Reis, Aldo Peres Campos Lopes, Érica Resende Malaspina (Autor)
1-13
PDF
A gestualidade como protagonista para a construção de conceitos da Geometria Espacial de Posição
André Ferreira de Lima, Rúbia Barcelos Amaral (Autor)
1-12
PDF
GT 05 — História da Matemática e Cultura
A conceptualização da Geometria Descritiva:da origem à queda de uma disciplina científica
Ana Mary Fonseca Barreto de Almeida, Gert Schubring (Autor)
1-15
PDF
Litro e Prato como unidades de medidas não padronizadas da AgriculturaFamiliar
Luciano de Santana Rodrigues, Milton Rosa (Autor)
1-9
pdf
Colônia Agrícola do Matapi e a produção de frutas: contribuições para a utilização da Etnomatemática
Sandra Maria Nascimento de Mattos, José Roberto Linhares de Mattos, Romaro Antonio Silva (Autor)
1-10
pdf
Etnomatemática e sustentabilidade no saber/fazer para equidade social eeconômica: em foco a produção de farinha de mandioca
Sandra Maria Nascimento de Mattos, José Roberto Linhares de Mattos (Autor)
1-12
pdf
O cálculo da diária de um cortador-de-cana-de-açúcar
Nerivaldo Serafim da Silva, José Roberto da Silva, Maria Aparecida da Silva Rufino (Autor)
1-11
pdf
O professor surdo em sala de aula comum: um estudo pelas lentes da inclusão
Ieda Maria Giongo, Maria de Fátima Nunes Antunes , Francisca Melo Agapito (Autor)
1-11
pdf
O Tipiti de Colonialidades do Ensino de Matemática em Escolas Ribeirinhas Amazônicas
Erilúcia Souza da Silva, Victor Augusto Giraldo (Autor)
1-14
PDF
A Etnomodelagem como um construto teórico-metodológico para uma Educação Matemática intercultural
Zulma Elizabete de Freitas Madruga (Autor)
1-14
pdf
O conceito de cultura: tecituras no contexto da Etnomatemática e da Etnomodelagem, a partir da concepção de membros de Grupos de Pesquisa
Alcione Marques Fernandes, Zulma Elizabete de Freitas Madruga (Autor)
1-11
pdf
Aprender com Nei Leite Xakriabá: a cerâmica Xakriabá como máquina de guerra
Carolina Tamayo (Autor)
1-13
PDF
GT 06 — Educação Matemática: Tecnologias Digitais e Educação a Distância
Análise de movimentos epistêmicos realizados na resolução de problemas deestruturas multiplicativas: gestos e toques em tela que revelam modos depensar matematicamente
Rony Claudio de Oliveira Freitas, Renan Oliveira Altoé (Autor)
1-15
PDF
Influência da cultura digital na prática do professor de Matemática da Educação Básica
Sandra Menezes (Autor)
1-14
PDF
Produção de vídeos digitais: contribuições para o ensino da Geometria Analítica
Ma. Sílvia Mourão Meireles, Dr. Juliano Schimiguel (Autor)
1-15
PDF
Ensino Remoto Emergencial e Aprendizagem Matemática: percepções de estudantes da Educação Básica do campo
Pamella Aleska da Silva Santos, Daise Lago Pereira Souto (Autor)
1-11
PDF
Ansiedade Matemática e Cartoons Digitais: uma investigação com estudantes dos Anos Finais do Ensino Fundamental
Amanda Azevedo Abou Mourad, Aparecida Santana de Souza Chiari (Autor)
1-15
PDF
O Papel dos Vídeos Digitais na Promoção da Consciência Crítica e Interdisciplinaridade na Educação Matemática
Geciara da Silva Carvalho, Dr. Marcelo De Carvalho Borba (Autor)
1-12
PDF
Cesta básica e salário mínimo: uma discussão com estudantes do Ensino Médio com calculadoras
Franciele Santos Teixeira, Maria Teresa Zampieri, Sueli Liberatti Javaroni (Autor)
1-15
PDF
Possibilidades entre a Educação Matemática e Inteligência Artificial Generativa (IAG) em sala de aula
Uriel Jose Castellanos Aguirre (Autor)
1-12
PDF
Práticas Pedagógicas na Educação Matemática: Metodologias Ativas e Tecnologias Digitais no Ensino de Geometria Espacial
Ma. Carla de Araújo, Dr. José Joelson Pimentel de Almeida, Tiago Emanuel Domingos de Moura (Autor)
1-15
PDF
“MOBFOG no TEMA”: STEAM e Participação Computacional nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Ricardo Scucuglia Rodrigues da Silva, Daiane Ketrine Donegá, Immaculate Kizito Namukasa (Autor)
1-15
PDF
A Inteligência Artificial como recurso para o ensino de Matemática: comparativo entre ChatGPT e Gemini
Thaiana Martins Marques, Claudinei de Camargo Sant'Ana (Autor)
1-10
PDF
O estudo da parábola na formação de professores: uma discussão sobre criatividade e narrativas com tecnologias digitais
Rosane Rossato Binotto, Nilce Fátima Scheffer (Autor)
1-15
PDF
Gamificação com o GeoGebra: o uso de jogos com feedback automático para a aprendizagem de Função Afim
Thiago Novaes Silva, Celina Aparecida Almeida Pereira Abar (Autor)
1-15
PDF
A Noção de Experiência: perspectivas a partir de estudantes-com-vídeos
Fernanda Martins da Silva, Marcelo de Carvalho Borba (Autor)
1-15
PDF
Experimentação com Tecnologias em conceitos da Geometria Euclidiana Espacial
Debora Pelli, Rubia Barcelos Amaral (Autor)
1-11
PDF
TikTok nas aulas de matemática: uma análise da produção de vídeos para a aprendizagem do conceito de fração no 6º ano do Ensino Fundamental
Marinete Santana Wutke Welmer, Valdinei Cezar Cardoso (Autor)
1-15
PDF
Cinema como Meio de Revelação: tecnologia e educação matemática na transposição de problemas de gênero
Mauricio Rosa (Autor)
1-17
PDF
Organização de uma disciplina na modalidade a distância na perspectiva da Atividade Orientadora de Ensino: o olhar dos licenciandos em Matemática
Elivelton Henrique Gonçalves, Fabiana Fiorezi de Marco (Autor)
1-15
PDF
Um estudo sobre a mediação técnica entre estudantes e o ChatGPT em uma prática de educação matemática
Ismael Santos Lira, Dr. Jonei Cerqueira Barbosa (Autor)
1-18
PDF
Uso da Robótica Educacional no processo de aprendizagem da Geometria Plana nos Anos Finais do Ensino Fundamental
Thaymara Cristina de Souza Romulo, Rejane Waiandt Schuwartz de Carvalho Faria, Alexandre Santos Brandão (Autor)
1-13
PDF
Pandemia da Covid-19: Tecnologias Digitais utilizadas por uma comunidade de professores(as) de matemática do estado de Rondônia
Samanta Margarida Milani, Ricardo Scucuglia Rodrigues da Silva (Autor)
1-15
PDF
Tarefas de trilhas matemáticas mediadas pelo MathcityMap: percepções sobre a autenticidade da tarefa
Élida Maiara Velozo de Castro, Edineia Zarpelon, Janecler Aparecida Amorin Colombo (Autor)
1-16
PDF
Capturando olhares na formação de professores: Rastreador ocular e geometria
Marcelo Almeida Bairral, Rhômulo Oliveira Menezes, Marcos Paulo Henrique (Autor)
1-16
PDF
O uso didático do Powersim para o ensino de equações diferenciais
Maria Madalena Dullius, Odair José Teixeira da Fonseca (Autor)
1-15
PDF
Uso humanizado de Tecnologias Digitais: o vídeo como actante em uma prática avaliativa de Matemática
Aparecida Santana de Souza Chiari, Débora da Silva Soares (Autor)
1-11
PDF
GT 07 — Formação de Professores que Ensinam Matemática
Historiografias de Matemática e formação de professores
Maria do Carmo de Sousa (Autor)
1-16
PDF
Apropriação do Ensino Exploratório por uma professora de Matemática da rede pública do Distrito Federal em contexto de Formação Continuada
Regina da Silva Pina Neves, Raquel Carneiro Dörr (Autor)
1-15
PDF
Tarefas de aprendizagem profissional como um recurso à prática como componente curricular em uma disciplina de Álgebra
Vania Batista Flose Jardim, Marcia Aguiar, Valéria Ostete Jannis Luchetta (Autor)
1-15
PDF
FormAção-continuada de professores que ensinam Matemática associada ao conhecimento matemático: performances e práticas
Flávia Cristina de Macêdo Santana (Autor)
1-15
PDF
O Programa Residência Pedagógica e suas repercussões nos processos de inserção e indução profissional docente de futuros professores de Matemática
Guilherme Oliveira de Souza, Geovane Carlos Barbosa, Douglas da Silva Tinti (Autor)
1-11
PDF
Refletindo sobre a matemática: As crenças de um grupo de professores dos Anos Iniciais em Mossoró/RN
Dra. Etienne Lautenschlager, Valdenize Lopes do Nascimento (Autor)
1-10
PDF
Aprendizagens de uma Comunidade de Professores de Matemática: experiências durante o planejamento colaborativo de uma tarefa
Carolina Zenero de Souza, Ana Leticia Losano, Paula Odani (Autor)
1-13
PDF
Estágio Supervisionado e a Prática Docente em Matemática no Curso de Licenciatura em Pedagogia
Marlene Terezinha Fernandes (Autor)
1-15
PDF
Articulações entre uma perspectiva ancestral e discussões sobre coletividade docente
Lívia Azelman de Faria Abreu, Wellerson Quintaneiro, Gilmara Teixeira Barcelos Peixoto (Autor)
1-15
PDF
A formação inicial de professores de Matemática indígenas de Mato Grosso do Sul
Nara Machado Rockenbach, Adriana Fátima de Souza Miola (Autor)
1-10
pdf
Formas de generalização no processo formativo de professores envolvendo elementos do conhecimento algébrico nos anos iniciais
Vanessa Dias Moretti, Iraji de Oliveira Romeiro (Autor)
1-15
pdf
Professor-pesquisador: análise de pesquisas do GT07 em Educação Matemática
Rogério Marques Ribeiro, Armando Traldi Junior (Autor)
1-15
PDF
Práticas de Mobilização de Culturas Matemáticas em Produtos Educacionais frente a um Projeto Institucional de 2022 a 2024
Simone Maria Chalub Bandeira Bezerra, Salete Maria Chalub Bandeira Bandeira, Elisângela Bastos de Melo Espindola (Autor)
1-15
pdf
Documentos de professores(as) para ensinar matemática na EJA-Campo: uma análise à luz da Abordagem Documental do Didático
Josias Pedro da Silva, Iranete Maria da Silva Lima (Autor)
1-12
pdf
Emergência do pensamento algébrico na generalização de sequências em uma atividade formativa com professoras dos anos iniciais
Jadilson Ramos de Almeida (Autor)
1-14
pdf
Desenvolvimento Profissional Docente: mudanças no Sistema-Atividade
Renata Rodrigues de Matos Oliveira, Jussara de Loiola Araújo (Autor)
1-15
pdf
Proposição de Problemas na Formação Inicial de Professores de Matemática
Flávia Sueli Fabiani Marcatto (Autor)
1-11
pdf
Dinâmica de sala de aula: conhecimentos construídos por futuros professores em uma experiência de Estudo de Aula
Roselene Alves Amâncio, Samira Zaidan (Autor)
1-20
PDF
Os formadores de professores de matemática e sua comunicação pedagógica
Jonei Cerqueira Barbosa (Autor)
1-14
pdf
Narrativas pedagógicas como práticas de (auto)formação de professoras que ensinam matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental
Adair Mendes Nacarato, Iris Aparecida Custódio (Autor)
1-15
PDF
Formação de Professores que ensinarão Matemática: reflexões sobre conceitos relacionados a medidas
Maiara Luisa Klein, Anemari Roesler Luersen Vieira Lopes , Simone Pozebon (Autor)
1-11
pdf
O plano de aula como uma ação orientadora da organização do ensino: contribuição para a formação de professores
Cíntia Fogliatto Kronbauer, Anemari Roesler Luersen Vieira Lopes (Autor)
1-15
pdf
A regência de residentes de um núcleo de Matemática durante a pandemia de COVID-19: desafios e possibilidades
Maria Jucimeire dos Santos (Autor)
1-9
pdf
Uma investigação na perspectiva da Teoria Histórico-Cultural sobre ações formadoras em atividade de formação com professores que ensinam matemática nos anos iniciais
Ana Paula Gladcheff, Manoel Oriosvaldo de Moura (Autor)
1-15
pdf
Uma adaptação do Lesson Study no Estágio Supervisionado: indícios da constituição da identidade profissional na Formação Inicial do professor de Matemática
Renata Camacho Bezerra, Richael Silva Caetano (Autor)
1-15
pdf
Aprendizagem e desenvolvimento profissional num diálogo com a equidade
Eurivalda Ribeiro dos Santos Santana, Juscileide Braga de Castro (Autor)
1-12
pdf
Grupos colaborativos e desenvolvimento profissional de professores que ensinam matemática
Reginaldo Fernando Carneiro, Regina Célia Grando (Autor)
1-15
pdf
Tendências de pesquisas sobre o formador de professores que ensinam matemática no Brasil: um estudo a partir dos SIPEM
Flávia Cristina Figueiredo Coura, Alessandro Jacques Ribeiro (Autor)
1-15
pdf
Formação de professores que ensinam Matemática nos anos iniciais: atribuindo novos sentidos às operações fundamentais
Mariana Martins Pereira, Fabiana Fiorezi de Marco, L´óren Grace Kellen Maia Amorim (Autor)
1-13
pdf
Sim, é necessário desenhar: semiótica aberta para comunicar matemática
Lúcia Cristina Silveira Monteiro (Autor)
1-12
pdf
Concepções sobre Educação Matemática nos Documentos Curriculares das Licenciaturas em Matemática da Universidade Estadual do Ceará (UECE)
Carlos Ian Bezerra de Melo, Francisco Edisom Eugenio de Sousa (Autor)
1-15
pdf
O processo de significação atribuído à história da matemática por estudantes de um curso de licenciatura em matemática
Ana Paula de A. S. Magalhães, Wellington Lima Cedro (Autor)
1-15
pdf
Contribuições da construção da uma feira de Matemática local (in loco):um olhar da colaboração na formação docente
Luciana Aparecida da Cunha , Zionice Garbelini Martos Rodrigues, Luciane de Castro Quintiliano (Autor)
1-13
pdf
O desenvolvimento profissional contínuo e a agência docente de professores que ensinam Matemática
Celi Espasandim Lopes (Autor)
1-14
PDF
Mensagens de Tarefas Matemáticas na Formação Inicial de Professores
Daniela Santa Inês Cunha, Andreia Maria Pereira de Oliveira (Autor)
1-12
pdf
Noticing de futuros professores de Matemática do pensamento do aluno sobre a classificação de quadriláteros
Fernanda Caroline Cybulski, Hélia Oliveira, Márcia Cristina de Costa Trindade Cyrino (Autor)
1-13
pdf
O trabalho e a formação do professor que ensina Matemática sob a ótica da Sociologia Pragmática
Sueli Fanizzi, Vinicio de Macedo Santos (Autor)
1-14
pdf
Conhecimento Interpretativo de professores de matemática dos Anos Finais e do Ensino Médio ao atribuírem significado a produções de alunos no âmbito da transformação geométrica isométrica translação
Caroline Silva, Miguel Ribeiro (Autor)
1-15
pdf
Conhecimento Matemático Especializado revelado por futuros professores de Matemática: um contexto pautado na Teoria das Situações Didáticas
Francisco Eteval da Silva Feitosa, Roberta dos Santos Rodrigues (Autor)
1-15
pdf
Evasão e permanência no curso de Licenciatura em Matemática no contexto da Pandemia de COVID-19: motivações dos futuros professores
Graziele Meneguetti de Moura, Renata Viviane Raffa Rodrigues (Autor)
1-15
pdf
GT 08 — Avaliação em Educação Matemática
Revisão crítica do modelo ADR na avaliação de Matemática nas escolas municipais do Rio de Janeiro
Luciano Roberto Padilha de Andrade, Geneci Alves de Sousa, Marcos Cruz de Azevedo (Autor)
1-12
PDF
Intervenções por meio de um Vaivém na Avaliação da Aprendizagem Escolar
Pamela Emanueli Alves Ferreira, Gabriel dos Santos e Silva (Autor)
1-11
PDF
Percepções sobre o SAERS: uma análise de professores que ensinam Matemática
Leonardo Dalla Porta (Autor)
1-11
PDF
O uso da prova escrita em matemática antes e após a pandemia do Covid
Ingrid Simões Vitai Morais, Emiliano Augusto Chagas (Autor)
1-10
PDF
Em um movimento decolonial com avaliações, estudantes e salas de aulas de matemática
Dayani Quero da Silva, João Ricardo Viola dos Santos (Autor)
1-12
PDF
Escola pública, pandemia e aprendizagem em matemática – uma pesquisa com dados públicos do SAEB 2021
Carlos Augusto Aguilar Júnior (Autor)
1-12
PDF
Autoavaliação de estudantes de Cálculo Diferencial e Integral sobre atividades com uso de metodologias ativas
Líviam Santana Fontes, Cleyton Hércules Gontijo (Autor)
1-14
PDF
Funções Executivas e Desempenho em Questões do Exame Nacional do Ensino Médio: um estudo na formação inicial de professores
Jader Otavio Dalto (Autor)
1-11
PDF
Avaliações Externas e Indicadores de Desempenho: uma representação opaca das realidades escolares
Brena Cristina Sturion, Ana Paula dos Santos Malheiros (Autor)
1-14
PDF
GT 09 — Processos Cognitivos e Linguísticos em Educação Matemática
As estratégias de uso de problemas identificadas na BNCC
Cristina de Jesus Teixeira, Geraldo Eustáquio Moreira (Autor)
1-11
pdf
GrafEq na construção de prédios históricos e a aprendizagem de equações e inequações
Rodrigo Miliszewski Mette , Leandra Anversa Fioreze (Autor)
1-13
pdf
Situações-problema do campo conceitual das medidas de tendência central: uma análise em livros didáticos do ensino fundamental
Ernani Martins dos Santos, Haroldo José Costa do Amaral (Autor)
1-12
pdf
O uso de palavras e a compreensão leitora em textos do discurso matemático escolar
Ronaldo Barros Ripardo, Airton Carrião Machado (Autor)
1-15
pdf
Produção textual, narrativas ficcionais e suas contribuições para a formação inicial do professor de Matemática: o que dizem os licenciandos em Matemática?
Carlesom dos Santos Piano, Fernanda Cátia Bozelli (Autor)
1-15
pdf
A multiplicação como a adição de parcelas iguais: o que mostram os livros didáticos
Jéssica Daiane da Silva, Neila Tonin Agranionih (Autor)
1-11
pdf
O raciocínio funcional de estudantes com Síndrome de Down, a partir de interações com sequências de padrões repetitivas em diferentes ambientes
Lilian Ramos da Silva, Sandra Maria Pinto Magina (Autor)
1-11
pdf
Implementação da Resolução de Problemas: ações do professor e a promoção do pensamento matemático dos alunos
Andresa Maria Justulin, Brenda Anselmo Mendes (Autor)
1-15
pdf
O sinal de igual e a relação de equivalência: um estudo diagnóstico com estudantes dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Vera Lucia Merlini, Sandra Maria Pinto Magina, Antônio Cesar Nascimento Teixeira (Autor)
1-13
pdf
Uma perspectiva de pesquisa na Educação Matemática com base na Semiótica de Peirce e o uso de Experimentos Mentais como artefatos cognitivos
Willian José da Cruz (Autor)
1-15
pdf
O que as crianças entendem por lucro?
Aryelle Patricia da Silva, Sintria Labres Lautert (Autor)
1-11
pdf
A explicitação da correspondência um para muitos na resolução de problemas de proporção simples por estudantes do ensino fundamental
Maanaín Rodrigues de Sousa, Alina Galvão Spinillo (Autor)
1-8
pdf
GT 10 — Modelagem Matemática
A Criatividade de uma professora ao lidar com obstáculos no desenvolvimento de uma atividade de Modelagem Matemática em um contexto da Educação Matemática Inclusiva
Aline Keryn Pin, Elenice Josefa Kolancko Setti, Rodolfo Eduardo Vertuan (Autor)
1-14
PDF
Modelagem Matemática nos Itinerários Formativos: denúncias e anúncios a partir do olhar de professores
Ana Paula Malheiros, Régis Forner (Autor)
PDF
Intervenção docente em atividades de modelagem matemática e o uso de andaimes
Lourdes Maria Werle de Almeida, Rosangela Maria Kowalek, Flávio Lima de Souza (Autor)
1-15
PDF
Formação de professores emModelagem Matemática: compreensões e convergências
Elhane de Fatima Fritsch Cararo, Emanueli Pereira, Daniel Zampieri Loureiro (Autor)
1-13
PDF
A Influência da Modelagem Matemática na (Re)construção das Representações Sociais dos Futuros Pedagogos
Debora Coelho de Souza, Alessandro Ribeiro da Silva , Claudia Carreira da Rosa (Autor)
1-15
PDF
A Análise de Modelos como uma atividade de Modelagem Matemática e o Pensamento Matemático Avançado
Nabila Iasbik Giroti , Adriana Helena Borssoi (Autor)
1-15
PDF
Raciocínio diagramático no desenvolvimento de atividades de modelagem matemática no contexto de itinerários formativos
Ariely Aparecida Caruzo, Karina Alessandra Pessoa da Silva (Autor)
1-15
PDF
Modelagem Matemática na Educação Infantil e os Registros de Representação Semiótica: algumas contribuições
Silvana Cocco Dalvi, Luciano Lessa Lorenzoni (Autor)
1-15
PDF
Modelagem matemática com experimentação didático-investigativa: uma análise à luz do desenvolvimento de competências científicas e em modelagem
Paulo Henrique Hideki Araki, Lilian Akemi Kato (Autor)
1-15
PDF
Aprendizagem e modos de fazer em atividades de modelagem matemática: propondo uma articulação
Lourdes Maria Werle de Almeida, Jeferson Takeo Padoan Seki (Autor)
1-14
PDF
Estabelecendo conexões entre Modelagem Matemática e Neurociências
Francimar Gomes de Oliveira Júnior, Claudia Carreira da Rosa (Autor)
1-15
PDF
Um olhar para as relações entre História da Matemática e Modelagem Matemática que foram identificadas em práticas pedagógicas
Ana Caroline Frigéri Barboza, Érica Gambarotto Jardim Bergamim, Lilian Akemi Kato (Autor)
1-15
PDF
Desafios e possibilidades no desenvolvimento inicial de ambientes de modelagem matemática na experiência de dois professores colombianos
Paola Fresneda, Gabriel Mancera-Ortiz, Francisco Javier Camelo-Bustos (Autor)
1-15
PDF
Ciclos de modelagem matemática produzidos por futuros professores de matemática: reflexões acerca do desenvolvimento do conhecimento pedagógico
Rosângela Maria Kowalek, Michele Regiane Dias Veronez, Ana Paula Zanim (Autor)
1-14
PDF
A gênese documental de uma atividade de modelagem matemática por uma professora em formação
Karina Alessandra Pessoa da Silva, Adriana Helena Borssoi, Emerson Tortola (Autor)
1-15
PDF
A Matemática na Modelagem Matemática na Educação Matemática: algumas compreensões
Rosangela Ramon, Tiago Emanuel Klüber (Autor)
1-11
PDF
Seres-humanos-com-ChatGPT em Modelagem Matemática
Aldo Peres Campos e Lopes, Marcelo C. Borba (Autor)
1-15
PDF
A Modelagem Matemática como potencial à sustentabilidade: indicativas de educadores matemáticos portugueses
Andrei Luís Berres Hartmann, Marcus Vinicius Maltempi, António Manuel Dias Domingos (Autor)
1-11
PDF
Narrativa da experiência de uma professora com a modelagem em diálogo com a literatura sobre modelagem na educação matemática
Jussara de Loiola Araújo, Fernando Henrique de Lima (Autor)
1-14
PDF
Condicionantes precedentes à construção de modelos matemáticos: uma análise no contexto educacional
Luana Henrichsen, Isabel Koltermann Battisti, Cátia Maria Nehring (Autor)
1-15
PDF
GT 11 — Filosofia da Educação Matemática
Estudo sobre Possíveis Relações entre O Método de Arquimedes e o Cálculo Infinitesimal de Leibniz
Elisangela Pavanelo, Dr. Fredy Henrique González (Autor)
1-12
PDF
Educação matemática e ecologia: o cuidado como possível articulação
Tânia Baier, Eduardo Zimdars (Autor)
1-9
pdf
O movimento do corpo próprio na constituição de conhecimento matemático com Realidade Aumentada
Rosa Monteiro Paulo, Carolina Cordeiro Batista, Anderson Luís `Pereira (Autor)
1-15
pdf
Problematizações acerca do enunciado “Para aprender matemática é necessário usar material concreto” durante a Pandemia da Covid-19
Fernanda Longo (Autor)
1-11
pdf
Concepções acerca do ser professor de matemática no contexto da Educação Hospitalar
Érica Czigel, Fabiane Mondini (Autor)
1-13
pdf
Sobre os usos das palavras em títulos e ementas de disciplinas que envolvem matemática em cursos de Pedagogia
Rejane Siqueira Julio (Autor)
1-8
pdf
A docência na forma/ação universitária: apontamentos acerca da formação no curso de licenciatura em matemática da Unifesspa
Josiel de Oliveira Batista, Luciane Ferreira Mocrosky (Autor)
1-15
pdf
A afetividade em Educação Matemática
Romário Costa da Rocha Júnior, Fabiane Mondini (Autor)
1-11
pdf
Intuições que influenciaram a demonstração do teorema da incompletude de Gödel
Rosemeire de Fatima Batistela (Autor)
1-13
pdf
A década de 1980: um ponto de inflexão no advir da Educação Matemática?
Lais Cristina Pereira da Silva, Maria Aparecida Viggiani Bicudo (Autor)
1-15
pdf
Os tradicionais paradoxos matemáticos e os paradoxos da filosofia da diferença de Gilles Deleuze: impactos na (Educação) Matemática
Roberta Labres Flugseder, Suelen Assunção Santos (Autor)
1-14
pdf
Compreendendo o enxerto-hermenêutico nas análises de depoimentos, descrições e textos realizadas na pesquisa qualitativa fenomenológica
Arley Zamir Chaparro-Cardozo, Maria Aparecida Viggiani Bicudo (Autor)
1-16
pdf
GT 12 — Educação Estatística
Explorações didáticas transdisciplinares no Ensino Médio: articulando Educação Estatística e Educação Financeira na abordagem dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Cassio Cristiano Giordano (Autor)
1-11
PDF
Investigação estatística na Educação Básica: possibilidades para o letramento estatístico
Ana Paula Gonçalves Pita, Andrea Pavan Perin, Celso Ribeiro Campos (Autor)
1-12
PDF
O ensino da Estatística e da Probabilidade nos Cursos de Licenciatura em Matemática das universidades públicas federais no Brasil
Francisca Brum Tolio, Lori Viali (Autor)
1-14
PDF
Reflexões sobre Probabilidade e a Aprendizagem de professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental
Reinaldo Feio Lima, José Ivanildo Felisberto de Carvalho (Autor)
1-12
PDF
Contributos do GeoGebra para análise gráfica de dados em uma formação inicial estatística para professores
José Ronaldo Alves Araújo, Celina Aparecida Almeida Pereira Abar, Zsolt Lavicza (Autor)
1-16
PDF
Professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental em encontros de formação compartilhada: o ensino de Estatística em destaque
Keli Cristina Conti, Marcelo Pereira Rizzi (Autor)
1-14
PDF
Aprendizagens Docentes de Professoras que Ensinam Estatística por meio da Inserção em Espaços Formativos a Distância
Sidney Silva Santos, Celi Espasandin Lopes (Autor)
1-15
PDF
Possíveis mobilizações de significados, demandas e linguagens probabilísticas em perspectiva inclusiva por meio de uma sequência de jogos
Henrique Alexandre da Silva, Rita de Cássia Silva Pascoal, Jaqueline Aparecida Foratto Lixandrão Santos (Autor)
1-15
PDF
Mapeamento de Grupos de Pesquisa em Educação Estatística no Brasil a partir de uma revisão da literatura na área
Heloisa Almeida de Figueiredo, Márcia Maria Fusaro Pinto, Flávia Maria Pinto Ferreira Landim (Autor)
1-15
PDF
A presença de conceitos estatísticos no projeto editorial (livro paradidático) “Piquenique Estatístico”
Ailton Paulo de Oliveira Júnior, Ana Meire de Oliveira Morais, Cláudia Vásquez Ortiz (Autor)
1-15
PDF
Amostragem nos anos finais do Ensino Fundamental
Luan Costa de Luna (Autor)
1-15
PDF
Letramento Estatístico e Letramento Digital: Integrando Tecnologias Digitais no Ensino de Estatística
Bernardo Silva, Rubilar Simões Junior, Suzi Samá (Autor)
1-10
PDF
Educação Estatística e Atividade Pedagógica: enlaces teóricos entre objetivos e motivos na perspectiva Histórico-Cultural
Bruno Silva Silvestre, Everton José Goldoni Estevam (Autor)
1-15
PDF
O que os professores demonstram saber para ensinar estatística nos anos iniciais
Alissá Mariane Garcia Grymuza (Autor)
1-14
PDF
Conhecimento de estudantes do 3º ano do Ensino Médio brasileiro sobre Amostragem e Curva Normal: uma abordagem por meio da Inferência Informal
André Fellipe Queiroz Araújo, Diêgo Bezerra de Melo Maciel (Autor)
1-14
PDF
Lançamento de dados: estabelecendo conexões entre probabilidade clássica e frequencial com estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental
Elisabete Rambo Braga, Clarissa Coragem Ballejo, Magnus Cesar Ody (Autor)
1-15
PDF
Estado da arte: o uso de vídeos para a formação de professores em estatística
Marcilia Elane do Nascimento Pontes, Gilda Lisbôa Guimarães (Autor)
1-14
PDF
Concepções sobre a probabilidade e como vivenciá-la na Educação Infantil: uma experiência com professoras do município de Paulista-PE
Kelly de Lima Azevedo Spinelli, Jaqueline Aparecida Foratto Lixandrão Santos (Autor)
1-15
PDF
A linguagem probabilística empregada por estudantes do quinto ano do ensino fundamental: identificando fenômenos ou experimentos aleatórios
Ailton Paulo de Oliveira Júnior, Fátima Aparecida Kian, Maria Manuel da Silva Nascimento (Autor)
1-16
PDF
Jogo digital para aprendizagem de Probabilidade com estudantes do 5.º ano do Ensino Fundamental
Iuly Kristina Silva Avelar, Keli Cristina Conti (Autor)
1-15
PDF
Reflexões sobre indicador educacional na perspectiva do letramento estatístico: uma revisão de escopo
Liliane Maria Teixeira Lima de Carvalho, Rafael Nicolau Carvalho (Autor)
1-15
PDF
Letramento Probabilístico de Licenciandos em Matemática: proposta de exploração de situações-problema com dados reais
Kaiomarcos Luciano Santos Ferreira, Robson da Silva Eugenio (Autor)
PDF
Letramento estatístico na Educação Infantil: contribuições da dimensão formadora de uma Coordenadora Pedagógica
Flavia Luiza de Lira, Liliane Maria Teixeira Lima de Carvalho (Autor)
1-15
PDF
Ideias fundamentais da Amostra em uma sequência de atividades para a formação de professores
Silvânia da Silva Costa, Marta Élid Amorim (Autor)
1-15
PDF
Interfaces entre Letramento Estatístico e Discussões Argumentativas sobre Notícias e Desinformações: uma proposta de Ensino
Carlos Lopes, Carlos Monteiro, Sylvia De Chiaro (Autor)
1-14
PDF
Livros didáticos e BNCC: uma análise crítica sobre possibilidades para o Letramento Estatístico no sexto ano escolar
Maria Helena Monteiro Mendes Baccar, Flávia Maria Pinto Ferreira Landim, Letícia Guimarães Rangel (Autor)
1-16
PDF
Esquemas mobilizados por estudantes na resolução de situações envolvendo a média aritmética
Wériton de Souza Lôbo, Eurivalda Ribeiro dos Santos Santana, Fernanda de Oliveira Soares Taxa (Autor)
1-18
PDF
Análise Praxeológica das Atividades de Estatística e Probabilidade para compor o Portfolio Didático
Vera Debora Maciel Vilhena, José Messildo Viana Nunes, Jacqueline Agnes da Silveira Santos (Autor)
1-14
pdf
O desenvolvimento da criticidade e da cidadania em Projeto de Aprendizagem Estatístico (PAE) numa escola estadual na Amazônia Marajoara
Hermison Bruno Baia Palheta, Mauren Porciúncula Moreira da Silva, Cassio Cristiano Giordano (Autor)
1-15
pdf
A formação em Estatística e Educação Estatística do futuro professor de Matemática do Rio Grande do Sul: os projetos pedagógicos das licenciaturas presenciais federais
Tiago da Silva Gautério, Mauren Porciúncula Moreira da Silva (Autor)
1-15
pdf
Brincadeiras e Letramento Estatístico: Quais são as potencialidades do brincar quanto ao Letramento Estatístico?
Pedro Henrique Barcarolo, Raquel Milani (Autor)
1-15
pdf
It's Probably Penny: discutindo o conceito de probabilidade por meio do uso de livro de histórias com foco em conteúdo curricular
Emilly Rayane Moura Diniz Santos (Autor)
1-13
pdf
Sequência de Atividades envolvendo box-plot: uma proposta de formação
Jussara Santos Rosa, Marta Élid Amorim (Autor)
1-14
pdf
A Educação Estatística Crítica e a Interseccionalidade como instrumentos analíticos para a compreensão dos problemas sociais
Ana Flavia Ferreira da Silva, Leandro de Oliveira Souza (Autor)
1-16
PDF
O Campo Conceitual das Medidas de Dispersão: Discussões Iniciais
Irene Mauricio Cazorla, Edicarlos Pereira de Sousa, Carlos Eduardo Ferreira Monteiro (Autor)
1-15
PDF
Que demandas cognitivas de probabilidade são apresentadas em jogos didáticos produzidos por licenciandos?
Cristiane de Arimatéa Rocha, Antonio Carlos de Souza (Autor)
1-15
PDF
Criando tarefas para abordar a interpretação de relatórios de pesquisa envolvendo variáveis categóricas e numéricas para o ensino de estatística de alunos de 10 anos
Luzia Roseli da Silva Santos, Diego Marques de Carvalho, Maria do Carmo Pereira Servidoni (Autor)
1-15
PDF
GT 13 — Diferença, Inclusão e Educação Matemática
O Papel do Intérprete de LIBRAS em aulas de matemática da EJA: desafios e estratégias interpretativas
Sabrina Cosendey Dutra da Silva, Karly Barbosa Alvarenga (Autor)
1-10
PDF
Diálogos sobre o capacitismo na formação de professores: articulações na rede municipal de ensino de Votuporanga (SP)
Ana Lúcia Manrique, Elton de Andrade Viana (Autor)
1-10
PDF
Cálculos mentais rápidos e sem erros: como meninas olímpicas definem pessoas "boas em matemática"
Débora Azevedo de Castro Borba, Agnaldo da Conceição Esquincalha (Autor)
1-8
PDF
A experiência de uma professora surda sobre o ensino e aprendizagem da matemática
Rosenilda Rocha Bueno, Emerson Rolkoulski (Autor)
1-13
PDF
Jogos matemáticos na abordagem do Desenho Universal para a Aprendizagem à luz do pensamento complexo.
Paula Fernanda Gomulski Muniz, Heliza Colaço Góes, Anderson Roges Teixeira Góes (Autor)
1-14
PDF
Altas Habilidades na Educação Profissional e Tecnológica: das escutas e anseios à implementação de uma formação continuada
Thiago da Silva e Silva, Marlise Geller (Autor)
1-15
PDF
Educação Matemática Inclusiva e Roteiro Teatral na formação inicial docente
Ana Luiza Muniz Corrêa, Vanessa de Paula Cintra (Autor)
1-11
pdf
Pibid, Residência Pedagógica e Formação de Professores para a diversidade
Priscila Coelho Lima, Fabiane Guimarães Vieira Marcondes (Autor)
1-15
pdf
Discussões Luso-Brasileiras com o Tampimática: Implementação de um curso universitário inclusivo envolvendo estudantes com deficiência intelectual do Programa Individual de Estudos Multidisciplinares (PIEM)
Elcio Pasolini Milli, Mariana Araújo Dantas, Paula Ângela Coelho Henriques dos Santos, Edmar Reis Thiengo (Autor)
1-15
pdf
Confrontando a Realidade com a Matemática: Desafios e Perspectivas para Estudantes em Situação de Vulnerabilidade Social
Luana Pedrita Fernandes de Oliveira, Fabio Alves Menecucci, Amanda Queiroz Moura (Autor)
1-14
PDF
Educação Matemática Inclusiva com estudantes imigrantes: uma perspectiva interseccional
Manuella Heloisa de Souza Carrijo (Autor)
1-12
PDF
Produtos Educacionais e as possibilidades de potencializar a formação de professores para incluir nas aulas de matemática estudantes com deficiência intelectual e cegos
Salete Maria Chalub Bandeira, Me. Aurinéia Alves de Lima Castro, Me Eliete Alves de Lima (Autor)
1-15
PDF
História de vida e sonhos de uma estudante periférica: da sobrevivência à alteridade
Daniela Alves Soares (Autor)
1-12
PDF
identidades matemáticas e foregrounds: percepções de estudantes e professores sobre racismo e matemática
Jamaal Adetoro Ince (Autor)
1-15
PDF
Os movimentos de uma educação matemática decolonial: por rupturas com Exu
Elenilton Vieira Godoy, Sandy Aparecida Pereira (Autor)
1-13
pdf
Formação de professores que ensinam matemática para estudantes surdos em uma escola pública de Marabá-PA
Nívya Mariah Pedrosa de Oliveira, Ritianne de Fátima Silva de Oliveira, Walber Christiano Lima da Costa (Autor)
1-12
pdf
Transicionando a Matemática: Reflexões sobre travestilidade, transexualidade e Educação Matemática
Erikah Pinto Souza, Jéssica Maria Oliveira de Luna (Autor)
1-9
pdf
Desvendando Barreiras: A Interseccionalidade e a Inclusão de Mulheres com Corpos Dissidentes na Matemática
Jéssica Maria Oliveira de Luna (Autor)
1-16
pdf
Educação Matemática Inclusiva: Práticas Pedagógicas possíveis por meio do Desenho Universal para Aprendizagem à luz do pensamento complexo
Paula Regina Raksa, Heliza Colaço Góes, Anderson Roges Teixeira Góes (Autor)
1-13
pdf
A Matemática é como um Leão e Eu fico intimidada diante dela
Célia Regina Roncato (Autor)
1-7
pdf
Estudo dos atos de falas de docentes sobre a inclusão no ensino de matemática
Yara Patricia Barral de Queiroz Guimaraes, Wagner Barbosa de Lima Palanch (Autor)
1-10
pdf
Planejamento de aulas inclusivas na formação inicial de professores de matemática: reflexões acerca das perspectivas médica e social da deficiência
Denner Dias Barros, Priscila Coelho Lima (Autor)
1-15
pdf
Reflexões sobre as crenças matemáticas de licenciandos e alunos público-alvo da Educação Matemática diante de cenários inclusivos para aprendizagem
Tula Maria Rocha Morais (Autor)
1-12
pdf
Reflexões sobre o ensino de matemática para estudantes com deficiência visual através de narrativas docentes
Wagner Rohr Garcez (Autor)
1-10
pdf
Educação Matemática e sexualidades: ações subversivas no combate à violência sexual infantil
Gilson Abdala Prata Filho, Edmar Reis Thiengo (Autor)
1-8
pdf
Concepções de uma Intérprete Educacional sobre a Tradução Interpretação de Situações do Campo Conceitual Aditivo
Roberta Alena de Alcântara Brandão, Jurema Lindote Botelho Peixoto (Autor)
1-12
pdf
Tarefas Matemáticas Potencialmente Inclusivas e o conhecimento mobilizado por professoras que ensinam Matemática nos Anos Iniciais
Salvador Cardoso Silva Muniz, Fabio Alexandre Borges (Autor)
1-15
pdf
O ensino de Matemática no contexto da surdez: dificuldades x formação continuada
Cleibiane Rodrigues dos Santos, Cláudio Machado Roberto Benite, Lidiane de Lemos Soares Pereira (Autor)
1-11
pdf
Interseccionalidade e Educação Matemática: disputas em torno da formação professores de Matemática da UFSJ
Paulo Henrique Apipe Avelar de Paiva, Agnaldo da Conceição Esquincalha (Autor)
1-15
pdf
Antinegritude e Educação Matemática Inclusiva: refletindo sobre situações-limites e inéditos viáveis
Amanda Queiroz Moura, Manuella Carrijo (Autor)
1-14
pdf
A identidade inclusiva do professor de matemática como metamorfose humana
Roberta Caetano Fleira, Solange Hassan Ahmad Ali Fernandes (Autor)
1-15
pdf
Cidadania crítica de surdos e letramento em educação financeira: diálogos possíveis
Júlio César dos Santos Moreira, Gisela Maria da Fonseca Pinto (Autor)
1-15
pdf
Impactos e dificuldades no processo de aprendizagem da Matemática durante a pandemia da COVID-19 a partir da visão de uma universitária surda
Carlos Eduardo Rocha dos Santos, Jeferson da Silva Gonçalves (Autor)
1-13
pdf
Comparando Velas: análise da Gramática Visual em um vídeo do projetoMathLibras da UFPel
Thais Philipsen Grutzmann (Autor)
1-14
pdf
Reflexões pedagógicas sobre a utilização de recursos Grafo-táteis na educação de estudantes com Deficiência Visual
Fábio Garcia Bernardo, Rafael Duarte Santos (Autor)
1-13
pdf
Educação matemática inclusiva proporcionada pela modelagem matemática: evidências do Desenho Universal para Aprendizagem
José Ricardo Dolenga Coelho, Anderson Roges Teixeira Góes (Autor)
1-11
pdf
Resultados de planejamento pautado no Desenho Universal para Aprendizagem: recomendações para a construção de jogos na perspectiva do Desenho Universal
Anderson Roges Teixeira Góes, Adriana Rinaldi Cassano, Andrea Lannes Muzzio (Autor)
1-13
pdf
GT 14 — Didática da Matemática
Uma análise do saber triângulo e sua trajetória através da Transposição Didática
Hugo Gustavo de Lira Gomes, Gleicy Kelly de Barros Luz, Marilene Rosa dos Santos (Autor)
1-15
PDF
Aproximações entre o Contrato Didático e a Relação ao Saber no ensino de Matemática: um estudo a partir de uma Tipologia
Valéria Maria de Lima Borba, Anna Paula de Avelar Brito Lima, José Dilson Beserra Cavalcanti (Autor)
1-12
PDF
Relação ao Saber e Narrativas Autorreflexivas Actanciais: aspectos da subjetividade na constituição de uma pesquisadora em Didática da Matemática
Anna Paula de Avelar Brito Lima, Valéria Maria de Lima Borba, José Dilson Beserra Cavalcanti (Autor)
1-14
PDF
Avaliação escolar em Matemática: um estudo à luz da Teoria Antropológica do Didático
Marcela Silva de Albuquerque, Simone Maria Chalub Bandeira Bezerra, Elisângela Bastos de Melo Espíndola (Autor)
1-13
PDF
Que condições e restrições são refletidas nos (des)caminhos de um PEP-tese com (futuros) professores dos anos iniciais?
Camila de Oliveira da Silva, Marilena Bittar (Autor)
1-15
PDF
Futuro ancestral da geometria
Franck Bellemain, Paula Bellemain (Autor)
1-12
PDF
Relação pessoal ao Saber: proposição de categorias de análise no modelo de análise da dimensão cognitiva (MAC)
Katielli Costa dos Santos, José Luiz Cavalcante (Autor)
1-15
PDF
O uso da Instagram como Ferramenta de Ensino de Potenciação: um estudo à luz da Teoria Antropológica do Didático
Raphael Ferreira Bortolassi, Chang Kuo Rodrigues, Karina de Oliveira Castro (Autor)
1-15
PDF
Caracterização e classificação para problemas mistos, problemas complexos e situações-problema envolvendo função afim
Veridiana Rezende, Dra. Clélia Maria Ignatius Nogueira (Autor)
1-13
PDF
Situações de generalização em Sequências Recursivas: aproximações e distanciamentos para a construção do conceito de Função Afim no Ensino Fundamental
Andreza Santana da Silva Mendes, Rosinalda Aurora de Melo Teles (Autor)
1-15
PDF
A utilização de recursos curriculares do programa Currículo em Ação na preparação de aulas sobre combinatória
Carlos Eduardo de Campos, Sonia Barbosa Camargo Igliori (Autor)
1-16
PDF
As apreensões figurais na construção da circunferência como um lugar geométrico
Camila Cassoli, Dra. Mariana Moran Barroso (Autor)
1-12
PDF
O ensino de probabilidade no Ensino Médio: uma análise do discurso institucional em documentos oficiais
Mateus de Moura Maciel, Edelweis Jose Tavares Barbosa (Autor)
1-15
PDF
Praxeologias matemáticas em tarefas envolvendo o fractal Árvore Pitagórica
Luan Padilha, Mariana Moran (Autor)
1-14
PDF
Percalços de um Percurso de Estudo e Pesquisa
Katy Leão, Marilena Bittar (Autor)
1-15
PDF
Classes de situações de função afim identificadas em teses e dissertações brasileiras
Sandra Maria Tieppo, Clélia Maria Ignatius Nogueira, Marli Schmitt Zanella (Autor)
1-15
PDF
GT 15 — História da Educação Matemática
Elaboração dos PCN de Matemática: saberes, formação docente e políticas públicas na década 1990
Sidnéia Almeida Silva, Luciane de Fatima Bertini (Autor)
1-11
PDF
Percepções dos estudantes da Licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Rio Grande do Norte acerca da SBEM/RN
Tiely Virginio da Hora Lima, Liliane dos Santos Gutierre (Autor)
1-14
PDF
O ensino de Matemática no Colégio São José das Irmãs Franciscanas, de São Leopoldo/RS: identificando fontes primárias de pesquisa
Malcus Cassiano Kuhn, Silvio Luiz Martins Britto (Autor)
1-15
PDF
A Geometria Analítica para o ensino superior: saberes profissionais em obras de autores brasileiros nas décadas de 1960 e 1970 utilizados na UFJF
Daniel José de Paula, Maria Cristina Araujo de Oliveira (Autor)
1-15
PDF
A geometria do ensino na Revista Escolar (São Paulo, 1925-1927)
Joana Kelly Souza dos Santos (Autor)
1-15
PDF
O ensino de curvas cônicas sistematizado na obra de Algacyr Munhoz Maeder nas décadas 1930 e 1940
Letícia Genevain Andrade, Maria Cristina Araújo de Oliveira (Autor)
1-15
PDF
Políticas de Memória Escolar: notas sobre o caso argentino
Diogo Franco Rios (Autor)
1-15
PDF
Histórias das geometrias do ensino e a Matemática Moderna: novos estudos para novos olhares
Maria Celia Leme da Silva, Ana Paula Jahn (Autor)
1-12
PDF
Grupo Potiguar de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática - GPEP: Cenário de Difusão da História da Educação Matemática no Nordeste Brasileiro
Fredy Gonzalez (Autor)
1-15
PDF
Estudos sobre o acervo pessoal do professor Ruy Madsen Barbosa: contribuições iniciais para a História da Educação Matemática.
Maria Ednéia Martins (Autor)
1-8
PDF
Ocupar a História da Educação Matemática: temas e questões no contexto da Educação do Campo
Filipe Santos Fernandes (Autor)
1-13
PDF
Tecendo memórias: reflexões sobre Didática da Matemática no Curso Normal e seu legado para a formação de professores
Carla Coradini, Rita de Cássia Pistóia Mariani (Autor)
1-14
PDF
GT 16 — Educação Matemática com Pessoas Jovens, Adultas e Idosas
O Ensino da Matemática a partir do Cotidiano da Educação de Jovens e Adultos
Márcia Lucas de Oliveira (Autor)
1-8
PDF
“Oito cervejas, três filés de carnes e pronto!” “Tem que beber tudo, né?” “Bebida não é pra sempre?”: práticas de numeramento envolvendo bebidas alcóolicas protagonizadas por pessoas jovens, adultas e idosas
Flávia Cristina Duarte Pôssas Grossi, Jonson Ney Dias da Silva, Rodrigo Carlos Pinheiro (Autor)
1-12
PDF
A venda de garrafas de água: reflexões no âmbito da Educação Financeira com pessoas jovens, adultas e idosas
Jonson Ney Dias da Silva, Dr. Lucas Carato Mazzi, Gerson dos Santos Farias (Autor)
1-11
PDF
A EJA pós Pandemia: impactos e novos desafios
Eline das Flores Victer, Rosangela Mariano dos Santos (Autor)
1-8
PDF
Etnomatemática e Educação de Jovens e Adultos: diálogo entre a Matemática da vida e a Matemática da escola
Eline das Flores Victer, Rosangela Mariano dos Santos (Autor)
1-11
PDF
Um estudo sobre o reconhecimento de experiências matemáticas de adultos no CIEJA Campo Limpo
Carla Cristina Pompeu, Vinício de Macedo Santos (Autor)
1-10
PDF
Discutindo a organização orçamentária ea gestão de pequenos negócios informais com alunos da Educação de Jovens e Adultos
Lilian Regina Araujo dos Santos, Chang Kuo Rodrigues (Autor)
1-13
PDF
Contextualização em Matemática na Educação de Jovens, Adultos e Idosos – análises e propostas
Luciana Prado Mouta Pena (Autor)
1-8
PDF
Educação de Jovens, Adultos e Idosos e a Pandemia: Análise Mista de Dados e Impactos
Luciana Prado Mouta Pena (Autor)
1-8
PDF
Afetos de encontros discursivos em estudos sobre EJA: reflexões sobre processos de produção de subjetividades
Eliane Fernandes Campos Lopes (Autor)
1-11
PDF
De convênios malsucedidos ao desmonte disfarçado: A história da EJA em Macaé no âmbito municipal
Julio Cesar de Moura Dias, Julia Herdy Lopes Dias (Autor)
1-12
PDF
Diferentes afetos oriundos das formações, geral e específica, de professores: mas não apenas isso...
Eliane Fernandes Campos Lopes, Adriano Vargas Freitas (Autor)
1-15
PDF
O Ensino de Matemática na EJA: Análise das Concepções e Práticas de Licenciandos de uma universidade em Niterói-RJ
Pryscilla Teixeira Duarte Cardoso (Autor)
1-10
PDF
Desafios e Invisibilidade da Educação de Jovens, Adultos e Idosos nas Licenciaturas em Pedagogia
Pryscilla Teixeira Duarte Cardoso (Autor)
1-8
PDF
A Educação de Jovens, Adultos e Idosos: direitos ou negação de direitos?
Márcia Lucas de Oliveira (Autor)
1-9
PDF
A (des)educação matemática na EJA pela resolução 01/2021 CNE-CEB: o moinho de gastar gente opera novamente!
Felipe Ramos Costa, Helen Maria Pedrosa de Oliveira, Margareth Conceição Pereira (Autor)
1-11
PDF
“Dou graças a Deus de estar conseguindo chegar até na escola”: A motivação e os desafios do idoso para ter acesso à educação.
Julio Cesar de Moura Dias, Julia herdy lopes dias (Autor)
1-9
PDF
Perspectivas teórico-metodológicas para focalizar pessoas jovens e adultas surdas num curso de Educação Financeira ministrado em Libras
Rodrigo Carlos Pinheiro, Maria da Conceição Ferreira Reis Fonseca (Autor)
1-13
PDF
Contribuições do ensino de matemática para a permanência de estudantes em turmas de EJA de uma escola pública da zona rural cearense
Francisco Josimar Ricardo Xavier (Autor)
1-11
PDF
Currículos em matemática produzidos por docentes da EJA de Sobral
Francisco Josimar Ricardo Xavier (Autor)
1-15
PDF
A educação financeira escolar para emancipar mulheres estudantes da EJA em relacionamentos abusivos
Lilian Regina Araujo dos Santos, Adriano Vargas Freitas (Autor)
1-9
PDF
Memórias e processos de aprendizagem nas aulas de matemática da EJA
Denise Alves de Araujo (Autor)
1-9
PDF
Ver Todas as Edições