Histórico

A SBEM

A Sociedade Brasileira de Educação Matemática — SBEM foi fundada em janeiro de 1988 como uma sociedade civil, de caráter científico e cultural, sem fins lucrativos e sem qualquer vínculo político, partidário ou religioso. Tem como finalidade congregar profissionais da área de Educação Matemática, e de áreas correlatas, que têm a Matemática como campo acadêmico e profissional. A SBEM tem em seus quadros, como sócios, pesquisadores e professores que atuam em diferentes níveis e modalidades de ensino do sistema educacional brasileiro, da Educação Básica ao Ensino Superior, incluindo profissionais que atuam em secretarias de educação na elaboração e implementação de políticas públicas e curriculares, além de estudantes de licenciatura. Ela possui, também, sócios institucionais e sócios de outros países.

A partir de sua fundação, a SBEM desempenha papel importante no desenvolvimento da Educação Matemática no Brasil como campo de pesquisa, acadêmico e profissional. Como associação científica, está presente em todas as unidades da federação brasileira a partir de suas 27 Diretorias Regionais e deus 16 Grupos de Trabalho. As direções das Diretorias Regionais são compostas de profissionais da Educação Matemática de diferentes instituições — públicas e privadas, universidades e escolas — que elaboram e implementam ações de divulgação científica, de formação de professores, de pesquisa em rede e de práticas escolares considerando cada unidade da federação. Os Grupos de Trabalho são compostos de pesquisadores renomados e que se destacam em diferentes regiões do Brasil por suas práticas de formação de professores, de formação de novos pesquisadores e de produção de conhecimento a partir da pesquisa na área; são pesquisadores de referência em seus temas de estudo, que contribuem significativamente para o avanço da área de Educação Matemática.

No campo editorial, a SBEM edita dois periódicos: a Educação Matemática em Revista (EMR), estratificada como A2, e a Revista Internacional de Pesquisa em Educação Matemática (RIPEM), estratificada como A1 no Qualis-Capes. Além dessas duas, há os periódicos Revista de Educação Matemática, da Regional São Paulo, estratificada como A3; Educação Matemática em Revista RS, da Regional Rio Grande do Sul, estratificada como B2; Revista Catarinense de Educação Matemática, da Regional Santa Catarina (recém-criada); Revista Cearense de Educação Matemática, da Regional Ceará (recém-criada); e CoInspiração, da Regional Mato Grosso, estratificada como B1. Também são publicados livros e promovidas ações de formação continuada por meio de chamada pública por edital para a sua comunidade de sócios e sócias.

Quanto a eventos acadêmicos e científicos, a SBEM idealizou e realiza o Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM) e o Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática (SIPEM). Com foco em práticas de ensino e práticas de formação, o ENEM congrega pesquisadores, formadores de professores, professores e estudantes de licenciatura que têm a Matemática como campo profissional. Trata-se do maior e mais importante evento da categoria, o qual reúne cerca de 3000 participantes em cada edição, sendo que em 2025 ocorrerá a sua 15ª edição, em Manaus (AM). Com foco na pesquisa e produção de conhecimento, o SIPEM congrega pesquisadores, formados e em formação, que se reúnem para discutir, avaliar e divulgar a pesquisa brasileira da área de Educação Matemática, e para promover intercâmbio com pesquisadores de diferentes países, sendo que em 2024 ocorrerá a sua 9ª edição, em Natal (RN). Além desses eventos nacionais, cada Diretoria Regional realiza o seu Encontro Estadual de Educação Matemática e o seu Fórum Estadual de Formação Inicial de Professores que Ensinam Matemática. De modo similar, cada Grupo de Trabalho realiza o seu evento próprio de abrangência nacional. Cabe destacar, ainda, que a SBEM apoia diversos eventos e ações formativas realizadas por grupos de pesquisa e instituições de ensino, cujo seus organizadores são sócios e sócias da Sociedade.

Como importante sociedade científica, a Sociedade Brasileira de Educação Matemática — SBEM está presente em diversos movimentos sociais e coletivos no contexto da educação brasileira. Também é parceira de outras importantes sociedades, como é o caso da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd). A SBEM tem representação no Comitê de Assessoramento de Educação do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Cabe destacar, ainda, que a SBEM é filiada a Federación Iberoamericana de Sociedades de Educación Matemática (FISEM), a qual congrega sociedades científicas de diversos países.

História do SIPEM

O Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática (SIPEM) foi criado em 2000 pela SBEM, após 12 anos de sua fundação, em janeiro de 1988. No âmbito da SBEM já eram realizadas as edições do Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM), além dos encontros estaduais (EE) organizados por suas Regionais. O ENEM e os EE são eventos que congregam pesquisadores, formadores, professores e estudantes de licenciatura que têm a Matemática como campo de atuação profissional. Tais eventos foram criados com o propósito de discutir e divulgar práticas de ensino e práticas formativas no contexto da Educação Matemática.

Ao final dos anos 1990, houve um aumento no número de programas de pós-graduação que tinha a Educação Matemática como linha ou como campo de pesquisa; além da criação de programas próprios da Educação Matemática. No contexto desses programas, bem como de outros internacionais, foram formados diversos doutores que pesquisavam (e passaram a pesquisar) temas diversos no escopo da Educação Matemática. Ao mesmo tempo, houve aumento significativo de pesquisas e de temas de investigação. Na contramão desse movimento, não havia um evento brasileiro para discutir a pesquisa sobre Educação Matemática, contexto do qual originou o SIPEM.

O Seminário de Pesquisa em Educação Matemática tem como propósito problematizar, refletir e indicar tendências da pesquisa brasileira sobre Educação Matemática a partir da reunião de pesquisadores que atuam na formação de mestres e doutores, bem como a partir da reunião de pesquisadores em formação ou recém-formados. Diferente de outros eventos realizados pela SBEM — Nacional, Diretorias Regionais ou Grupos de Trabalho —, o SIPEM é um espaço de imersão, integração e intercâmbio de pesquisadores que se reúnem a partir de temas afins para debater e divulgar suas pesquisas, bem como para discutir a pesquisa brasileira em Educação Matemática. A organização científica do SIPEM se dá a partir dos seus Grupo de Trabalho, os quais aglutinam pesquisadores em torno de linhas específicas de pesquisa em Educação Matemática.

A primeira edição do SIPEM teve como tema Investigação em Educação Matemática no Brasil, ocorrido de 22 a 25 de novembro de 2000, na cidade de Serra Negra (SP), organizado em nove Grupos de Trabalho. Como primeira edição, a expectativa era que as discussões pudessem propiciar uma reflexão sobre a natureza da pesquisa em Educação Matemática, assim como vislumbrava-se um avanço para o desenvolvimento da área. Aproximadamente, 130 pesquisadores de diferentes instituições e regiões do Brasil participaram da primeira edição, sendo 97 trabalhos apresentados.

A segunda edição do SIPEM, por sua vez, foi realizada com o tema A contribuição das pesquisas para a formação de professores de Matemática, sendo realizado de 29 de outubro a 1 de novembro de 2003, em Santos (SP). Na segunda edição, os pesquisadores da área passaram a se reunir para debater não somente as pesquisas que estavam sendo realizadas, mas as dificuldades encontradas ao realizá-las, os avanços necessários, bem como definir prioridades e delinear novos campos de investigação e o fortalecimento dos já existentes à época. O número de Grupos de Trabalho foi ampliado para 12. Também houve ampliação no número de trabalhos apresentados: 162.

Na sequência, de 11 a 14 de outubro de 2006, em Águas de Lindóia (SP), foi realizada a terceira edição do SIPEM, que reuniu cerca de 300 pesquisadores, sendo apresentados 207 trabalhos. A quarta edição do SIPEM foi a primeira a ser realizada fora do estado de São Paulo, ocorrida de 25 a 28 de outubro de 2009, em Brasília (DF). Para essa edição, houve modificações de caráter técnico em termos de tempo de apresentação e debate das pesquisas, assim como houve uma diferença entre o número de trabalhos publicados e o número de apresentações destes. Participaram da quarta edição, 330 participantes, sendo apresentados 194 trabalhos.

A quinta edição do SIPEM ocorreu de 28 a 31 de outubro de 2012, em Petrópolis (RJ), e abordou o tema Questões Epistemológicas, Teóricas e Práticas da Pesquisa em Educação Matemática. Contou com a participação de 313 pesquisadores e com a apresentação e discussão de 154 trabalhos de investigação científica.

A sexta edição do SIPEM foi realizada de 15 a 19 de novembro de 2015, em Pirenópolis (GO), com a participação de 319 pesquisadores e com a apresentação e discussão de 169 trabalhos de investigação científica, divididos entre 13 Grupos de Trabalho, como resultado da ampliação em comparação ao número de GT (12) do II ao V SIPEM. Nesta edição, foi criado o GT3: Currículos e Educação Matemática, sendo que o GT2: Educação Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental e o GT3: Educação Matemática no Ensino Médio passaram a constituir um único GT, o de número 2.

A cidade de Foz do Iguaçu (PR) foi palco da realização da sétima edição do SIPEM, ocorrida de 4 a 8 de novembro de 2018. Esta edição contou com a participação de 365 pesquisadores, 292 trabalhos submetidos e 226 aprovados entre os 15 Grupos de Trabalho, sendo dois GT recém-criados (GT14 e GT15).

Em 2021, no contexto da pandemia da Covid-19 e em função do estado de isolamento social, a oitava edição do SIPEM foi realizada no formato remoto, ocorrida de 22 a 27 de novembro, com o tema Educação Matemática, pandemia, pós-pandemia e a atualidade: implicações na pesquisa e nas práticas de ensinar e aprender. Esta edição contou com a participação de 450 pesquisadores e 226 trabalhos aprovados entre os 15 Grupo de Trabalho.

Em 2024, o SIPEM ocorrerá pela primeira vez no Nordeste. Sua nona edição será realizada em Natal, capital do Rio Grande do Norte, com promoção da SBEM e organização local da Regional RN, com apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Universidade Estadual do Rio Grande do Norte, Instituto Federal do Rio Grande do Norte e da Universidade Federal Rural do Semi-Árido. Esta edição será a primeira a ser realizada após a pandemia da Covid-19. Com o tema Pensar a Educação Matemática pela pesquisa frente aos desafios do cotidiano escolar e responsabilidade social, é esperada a participação de 350 pesquisadores e 200 trabalhos aprovados, distribuídos nos dezesseis Grupos de Trabalho, sendo o GT16 recém-criado.

Desde a sua primeira edição, renomados pesquisadores brasileiros, referências em suas linhas de pesquisa, participam do SIPEM. Também participam, pesquisadores convidados que foram e são referência para a pesquisa em Educação Matemática. Nas oito edições realizadas, foram convidados e participaram os seguintes pesquisadores: Gert Schubring (Universität Bielefeld, Alemanha), João Pedro da Ponte (Universidade de Lisboa, Portugal) e Rafael Nuñez (University of Freiburg, Alemanha) — I SIPEM; Abraham Arcavi (Weizmann Institute, Israel), Stephen Lerman (London South Bank University, Reino Unido) e Hernán González Guajardo (Universidad de Santiago de Chile, Chile) — II SIPEM; Barbara Jaworksy (Universidade de Oxford, Inglaterra), Marja Van den Heuvel-Panhuizen (Instituto Freudenthal, Holanda), Jeremy Kilpatrick (Universidade da Georgia, Estados Unidos), Nadine Bednarz (Universidade do Québec, Canadá) e Guy Brousseau (Universidade de Bordeaux, França) — III SIPEM; Celia Hoyles (University College London, Reino Unido), Merrilyn Goos (University of the Sunshine Coast, Austrália) e Agustín Carrillo de Albornoz Torres Federación Iberoamericana de Sociedades de Profesores de Matemáticas, Espanha) — IV SIPEM; Deborah L. Ball (University of Michigan, Estados Unidos) e Lourdes Figueiras Ocana (Universidad Autónoma de Barcelona, Espanha) — VI SIPEM; Paola Valero (Universidade de Estocolmo, Suécia) e Terezinha Nunes (Universidade de Oxford, Inglaterra) — VII SIPEM; Arthur B. Powell (Rutgers University, Estados Unidos), Nathalie Michelle Sinclair (Simon Fraser University, Canadá) e Michéle Artigue (Université Paris Diderot, França) — VIII SIPEM.