Uma experiência de ensino de fração articulada ao decimal e à porcentagem

Autores

  • Vilma Silva dne@sbem.com.br
    Rede estadual de Pernambuco
  • Ozileide Silva dne@sbem.com.br
    Rede estadual de Pernambuco
  • Rute Borba dne@sbem.com.br
    Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
  • Maria Cecília Aguiar dne@sbem.com.br
    Universidade estadual de Campinas (UNICAMP)
  • José Maria Lima dne@sbem.com.br
    Rede estadual de Pernambuco

Resumo

O estudo do número racional é geralmente desenvolvido pela escola de forma fragmentada. O presente estudo teve como objetivos verificar se o ensino pelo qual os sujeitos haviam passado anteriormente lhes permitia perceber que a fração ordinária, o número decimal e a porcentagem são formas distintas de se representar os mesmos números racionais, e propor uma metodologia alternativa de ensino na qual estes subconstrutos fossem trabalhados de forma articulada. Foi elaborada uma sequência didática composta por 16 aulas, dirigida a 108 alunos da 5ª série, de três escolas públicas estaduais. A análise dos resultados obtidos, antes e após o período de intervenção, permitiu concluir que os sujeitos participantes do estudo apresentaram, de início, uma compreensão muito limitada dos subconstrutos do número racional explorados na pesquisa, e que na metodologia adotada permitiu uma evolução conceitual de todos eles.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2018-05-04

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Uma experiência de ensino de fração articulada ao decimal e à porcentagem. (2018). Educação Matemática Em Revista, 7(8), 16-23. https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1278