Avaliar ou medir? Novos tempos, novas práticas

Autores

  • Inês Regina Silva inesregina@hotmail.com
    Universidade de São Paulo

Resumo

O artigo sintetiza ideias sobre o conceito de avaliação da aprendizagem e das diferenças entre medir e avaliar. Faz uma retrospectiva mostrando a ligação entre os conceitos de avaliação e medida. Mostra, com isso, que no processo de avaliação da aprendizagem há uma tentativa de adequação às transformações do Sistema Educacional Brasileiro que, se reflete no movimento sócio-político-cultural. Por fim, trata da relação sociologia/avaliação, que está contribuindo para a adequação do conceito de avaliação às mudanças dos novos tempos. O artigo enfatiza que o processo avaliativo deve ser investigado e pesquisado para adequar-se às transformações do Sistema Educacional Brasileiro. Mostrou também que a abordagem sociológica auxilia a instituição escolar no controle da ordem social por meio dessa avaliação, permitindo que o processo de avaliação e as teorias pedagógicas se vinculem à realidade brasileira.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2019-01-07

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Avaliar ou medir? Novos tempos, novas práticas. (2019). Educação Matemática Em Revista, 41-48. https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1655