Alguns aspectos do desenvolvimento histórico do conceito de função

Autores

  • Edna Maura Zuffi edna@icmc.sc.usp.br
    Universidade de São Paulo - USP

Resumo

O conhecimento da gênese histórica dos conceitos matemáticos pode ser uma ferramenta de grande valia para a elaboração da linguagem matemática e para uma compreensão mais profunda desses conceitos. Em particular, a ideia de função, tendo percorrido muitos séculos desde as suas primeiras noções intuitivas, e tendo chegado à sua elaboração mais recente apenas no século XX, mostra uma grande riqueza histórica ainda a ser explorada, principalmente na formação dos professores de Matemática. Nossa intenção, neste artigo, é trazer à tona alguns dos fatos da gênese histórica desse conceito, propondo também breves reflexões, obtidas em nossa pesquisa sobre a sua exploração por parte de professores do ensino médio.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2019-01-12

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Alguns aspectos do desenvolvimento histórico do conceito de função. (2019). Educação Matemática Em Revista, 8(9/10), 10-16. https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1684