Os cadernos dos alunos e a aprendizagem da matemática

Autores

  • Regina Maria Simões Puccinelli Tancredi primeiro.secretario@sbem.com.br
  • Aline M. M. Rodrigues Reali primeiro.secretario@sbem.com.br
  • Claudia Raimundo Reyes primeiro.secretario@sbem.com.br
  • Emilia Freitas de Lima primeiro.secretario@sbem.com.br
  • Maria das Graças N. Mizukami primeiro.secretario@sbem.com.br
  • Roseli Rodrigues de Mello primeiro.secretario@sbem.com.br

Resumo

Este trabalho apresenta alguns resultados de uma pesquisa-intervenção, de natureza construtiva-colaborativa, desenvolvida em uma escola pública paulistana de 1ª a 4ª séries do ensino fundamental. Pauta-se na aprendizagem profissional da docência e considera a escola seu “locus” privilegiado. Para compreender como ocorre o processo ensino-aprendizagem da matemática nessa etapa da escolarização, foram analisados cadernos de alunos de 4ª série, por se constituírem em rica fonte de informações sobre a sala de aula, o conhecimento que o professor tem dos conteúdos, as formas de conduzir o ensino e a aprendizagem dos alunos. A análise indica que os professores ainda se prendem a um ensino que pode ser considerado tradicional, tanto em estratégicas como em conteúdos desenvolvidos, priorizam a aritmética em detrimento da geometria, não tomam cuidado com a notação matemática que os alunos apontam em seus cadernos nem aproveitam os erros dos alunos como fonte de re-ensino.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2019-01-16

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Os cadernos dos alunos e a aprendizagem da matemática. (2019). Educação Matemática Em Revista, 26-33. https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1707