O triângulo e a sala da aula: uma visão fenomenológica da geometria

Autores

  • Verilda Sperdião Kluth primeiro.secretario@sbem.com.br
    Faculdade de Ciências e Letras de Guarulhos

Resumo

Neste artigo são tratadas algumas ideias sobre matemática e sobre o ensino da matemática oriundas da dissertação de mestrado: O que acontece no encontro Sujeito-Matemática? A originalidade do que aqui é elucidado não está em apresentar uma atividade de sala de aula genuinamente nova, mas um modo de compreender atividade corpóreas, teorizando-as e lapidando-as. Estes fazeres, muitas vezes intuitivos, quando focados pelas ideias fenomenológicas, dão credibilidade, sendo considerados como primado na construção do conhecimento da matemática. Para contextualizar a origem das ideias aqui trabalhadas, faremos primeiramente um relato da pesquisa citada.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2019-01-16

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

O triângulo e a sala da aula: uma visão fenomenológica da geometria. (2019). Educação Matemática Em Revista, 51-61. https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1711