Ensino de Matemática no Curso de Pedagogia: Um Desafio na Formação Continuada em Serviço
Resumo
Neste trabalho, por meio da observação de aulas de professores - alunos e da proposição de atividades de aprendizagem e de ensino, examinamos as mudanças ocorridas tanto em relação ao domínio dos conceitos matemáticos pelos professores, quanto em relação à dinâmica do processo de ensinar. Os professores que participaram desta experiência eram alunos do Curso de Pedagogia do Programa Rede UNEB 2000. Durante o curso sobre componentes curriculares Ensino de Matemática I e II, Fundamentos Teóricos da Ação Pedagógica e Estágio Supervisionado os professores – alunos foram desafiados a repensar o significado atribuído à Matemática e a seu ensino e a refletir sobre o seu saber e o seu fazer na sala de aula. Pretende-se, neste relato de experiência, socializar as atividades desenvolvidas que aliaram o trabalho dos professores formadores da área de Matemática e da área de formação pedagógica. Destaca-se a superação de dificuldades de compreensão de conceitos matemáticos pelos professores – alunos e a renovação das atividades de ensino nas turmas dos Anos Iniciais do Ensino fundamental em que esses professores atuavam.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Edição
Seção
Relatos de Experiência
Como Citar
Ensino de Matemática no Curso de Pedagogia: Um Desafio na Formação Continuada em Serviço. (2013). Educação Matemática Em Revista, 30, 04-12. https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/176