Modelagem Matemática em sala de aula: convite a uma primeira experiência nos anos finais do Ensino Fundamental

Autores

  • Fernando Francisco Pereira Universidade Tecnológica Federal do Paraná http://orcid.org/0000-0003-2082-5416
  • Jader Otavio Dalto Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Karina Alessandra Pessoa da Silva Universidade Tecnológica Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.37001/emr.v25i67.1761

Resumo

Neste artigo relatamos e analisamos uma primeira experiência, tanto do professor quanto dos alunos, com a Modelagem Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental, especificamente em um 6º ano. No decorrer da experiência surge a necessidade de investigar como se configuram atividades de Modelagem nesse ambiente de ensino. Uma revisão de literatura e uma análise das ações desenvolvidas pelos alunos deram subsídios para entendermos que, diante das primeiras experiências, a Modelagem Matemática configurou-se inicialmente como uma ação investigativa que parte do professor na busca por compreender suas limitações e o contexto dos alunos para então pautar as ações em suas experiências e, assim, fazer adaptações frente a esse contexto, de modo a instigar a familiarização dos alunos a partir da criticidade e da reflexão de suas escolhas, ações e reflexões. Para subsidiar a análise da experiência, utilizou-se dos registros escritos dos alunos a questionamentos utilizados pelo professor no desenvolvimento da atividade. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernando Francisco Pereira, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Mestre em Ensino de Matemática pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Jader Otavio Dalto, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Doutor em ensino de ciências e educação matemática pela Universidade Estadual de Londrina

Karina Alessandra Pessoa da Silva, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Doutora em ensino de ciências e educação matemática pela Universidade Estadual de Londrina

Publicado

2020-06-30 — Atualizado em 2020-06-30

Versões

Como Citar

Pereira, F. F., Dalto, J. O., & Silva, K. A. P. da. (2020). Modelagem Matemática em sala de aula: convite a uma primeira experiência nos anos finais do Ensino Fundamental. Educação Matemática Em Revista, 25(67), 57-75. https://doi.org/10.37001/emr.v25i67.1761

Edição

Seção

Artigos