Modelagem Matemática em sala de aula: convite a uma primeira experiência nos anos finais do Ensino Fundamental

Autores

  • Fernando Francisco Pereira fernandoutfcp@gmail.com
    Universidade Tecnológica Federal do Paraná http://orcid.org/0000-0003-2082-5416
  • Jader Otavio Dalto jader_math@yahoo.com.br
    Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Karina Alessandra Pessoa da Silva karinapessoa@gmail.com
    Universidade Tecnológica Federal do Paraná
10.37001/emr.v25i67.1761

Resumo

Neste artigo relatamos e analisamos uma primeira experiência, tanto do professor quanto dos alunos, com a Modelagem Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental, especificamente em um 6º ano. No decorrer da experiência surge a necessidade de investigar como se configuram atividades de Modelagem nesse ambiente de ensino. Uma revisão de literatura e uma análise das ações desenvolvidas pelos alunos deram subsídios para entendermos que, diante das primeiras experiências, a Modelagem Matemática configurou-se inicialmente como uma ação investigativa que parte do professor na busca por compreender suas limitações e o contexto dos alunos para então pautar as ações em suas experiências e, assim, fazer adaptações frente a esse contexto, de modo a instigar a familiarização dos alunos a partir da criticidade e da reflexão de suas escolhas, ações e reflexões. Para subsidiar a análise da experiência, utilizou-se dos registros escritos dos alunos a questionamentos utilizados pelo professor no desenvolvimento da atividade. 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Fernando Francisco Pereira, Universidade Tecnológica Federal do Paraná
    Mestre em Ensino de Matemática pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Jader Otavio Dalto, Universidade Tecnológica Federal do Paraná
    Doutor em ensino de ciências e educação matemática pela Universidade Estadual de Londrina
  • Karina Alessandra Pessoa da Silva, Universidade Tecnológica Federal do Paraná
    Doutora em ensino de ciências e educação matemática pela Universidade Estadual de Londrina

Downloads

Publicado

2020-06-30 — Atualizado em 2020-06-30

Versões

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Modelagem Matemática em sala de aula: convite a uma primeira experiência nos anos finais do Ensino Fundamental. (2020). Educação Matemática Em Revista, 25(67), 57-75. https://doi.org/10.37001/emr.v25i67.1761