Entre matemáticas e permanências na EJA: os saberes de mulheres da zona rural do Ceará

Autores

  • Francisco Josimar Ricardo Xavier josimar_xavier@id.uff.br
    Universidade Federal Fluminense
  • Adriano Vargas Freitas adrianovargas@id.uff.br
    Universidade Federal Fluminense

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos. Matemática, Permanência, Escola de zona rural

Resumo

Neste artigo, objetiva-se apresentar e discutir os saberes de mulheres da zona rural do Ceará que se encontram estudantes em turmas de EJA. Utilizaram-se questionários e entrevistas como instrumentos de coleta de dados, que foram analisados por meio da técnica de Análise Textual Discursiva. Os resultados apontam que as estudantes apresentam saberes matemáticos que se confundem com a história, acultura e os costumes da comunidade em que vivem, sendo que eles são influenciados pela prática de atividades ligadas à palha de carnaúba. Suas falas demonstram que, quando em sala de aula, as estudantes elaboram formas específicas de aproximar seus saberes aos conteúdos da Matemática escolar. A busca por aprender esses conteúdos e as relações de afetividade positiva com seus pares são fatores que influenciam em suas permanências na escola.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Francisco Josimar Ricardo Xavier, Universidade Federal Fluminense
    Mestrando em Educação pela Universidade Federal Fluminense, UFF. Tem interesse em pesquisas nas áreas: Educação, Educação Matemática, Etnomatemática, Currículo e Práticas Pedagógicas na modalidade Educação de Jovens e Adultos, EJA. Integra o Grupo de Pesquisa em Educação Matemática (GRUPEMAT), do Instituto de Educação de Angra dos Reis IEAR/UFF e o Grupo de Etnomatemática da UFF (GETUFF).
  • Adriano Vargas Freitas, Universidade Federal Fluminense
    Doutor em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Mestre em Educação pela Universidade Católica de Petrópolis, Especialista em Ensino de Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Graduado em Matemática. Professor do Programa de Pós Graduação em Educação da UFF. Professor no Instituto de Educação de Angra dos Reis. Desenvolve pesquisas relacionadas à Educação Matemática, Formação de Professores e Currículos direcionados a Educação de Jovens e Adultos.

Downloads

Publicado

2019-12-22

Edição

Seção

Educação Matemática na Escola Inclusiva

Como Citar

Entre matemáticas e permanências na EJA: os saberes de mulheres da zona rural do Ceará. (2019). Educação Matemática Em Revista, 24(64), 101-118. https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1764