Uma Experiência Com Resolução de Problemas e Demonstração de Um Fato Matemático no Ensino Médio

Autores

  • Valmir Roberto Moretti sbem@sbembrasil.org.br

Palavras-chave:

raciocínio lógico, resolução de problemas, prática pedagógica, demonstração matemática.

Resumo

Neste artigo descrevemos e analisamos uma atividade que foi elaborada com o intuito de contribuir para o desenvolvimento do raciocínio lógico e da capacidade de resolver problemas, objetivos centrais do ensino de matemática, e de introduzir um trabalho com demonstração de fatos matemáticos com alunos de Ensino Médio. Em sua aplicação, em uma turma de segundo ano da escola Centro Municipal de Ensino Médio e Profissionalizante Osmar Passarelli Silveira da cidade de Paulínia (SP), no 1º semestre de 2011, os alunos foram divididos em duplas e receberam a atividade cujo objetivo era encontrar e expressar em linguagem matemática a relação entre o número de diagonais e lados de um polígono convexo. Os dados foram analisados a partir da observação etnográfica, registrado em um diário de bordo, e do registro das respostas dos alunos às questões propostas na atividade.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Edição

Seção

Relatos de Experiência

Como Citar

Uma Experiência Com Resolução de Problemas e Demonstração de Um Fato Matemático no Ensino Médio. (2013). Educação Matemática Em Revista, 30, 22-29. https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/179