Crianças do Segundo Ano do Ensino Fundamental e a Representação do Espaço

Autores

  • Mônica Cerbella Freire Mandarino sbem@sbembrasil.org.br
  • Renata Alves da Silva Martins sbem@sbembrasil.org.br

Palavras-chave:

geometria, representação plana, sequência didática, anos iniciais do ensino fundamental.

Resumo

Relatamos uma experiência de aplicação de uma sequência didática planejada com o objetivo de investigar as hipóteses de crianças do 2º ano de escolaridade, de uma escola pública do Rio de Janeiro, quando desafiadas a representar objetos e a sala de aula no plano do papel. A experiência evidencia que nem sempre a compreensão da criança de uma representação coincide com a desejada pelo professor, e que as estratégias de representação são coerentes com as habilidades de visualização desenvolvidas e com as hipóteses enunciadas pelas crianças ao descreverem seus trabalhos. Destacamos, ainda, a importância de diferenciar o trabalho com perspectiva de visualização de observadores daquele
que pretende sistematizar o conceito de ‘vistas’ em Matemática.

Downloads

Downloads

Edição

Seção

Artigo Teórico

Como Citar

Crianças do Segundo Ano do Ensino Fundamental e a Representação do Espaço. (2013). Educação Matemática Em Revista, 29, 19-25. https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/182