Fórmula de Área para Otimização: Um Olhar sob a Ótica das Imbricações entre Campos Conceituais

Autores

  • Rosinalda Aurora de Melo Teles rosinaldateles@yahoo.com.br
  • Paula Moreira Baltar Bellemain paula.baltar@terra.com.br

Palavras-chave:

Imbricações entre Campos Conceituais, Fórmula de Área, Ensino Médio.

Resumo

Neste artigo, discutimos como alunos do ensino médio lidam com problemas de otimização, recorrentes em livros didáticos de Matemática para o último ano do Ensino Fundamental (9º ano ou 8ª série) e para 1º ano do Ensino Médio. Mais especificamente, investigamos, sob a ótica das imbricações entre campos conceituais, o uso de fórmulas de área em problemas relacionados aos conceitos de máximo e de mínimo no estudo das funções. Para tanto, analisamos procedimentos de resolução utilizados por alunos do 2º ano do Ensino Médio submetidos a um teste diagnóstico. A análise dos resultados permitiu evidenciar, entre outros aspectos, a confusão entre comprimento e área, relacionada ao campo das grandezas, erros na manipulação de expressões algébricas e entraves relativos aos cálculos numéricos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Edição

Seção

Artigo Teórico

Como Citar

Fórmula de Área para Otimização: Um Olhar sob a Ótica das Imbricações entre Campos Conceituais. (2013). Educação Matemática Em Revista, 31, 04-13. https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/189