O Ensino Integrado da Matemática: Um Estudo em Escola Participante do PIBID-UNIMONTES

Autores

  • Maria Rachel Alves rachelalves.moc@hotmail.com
  • Mauricio Soares Barbosa sbem@sbembrasil.org.br
  • Fernanda Alves Maia sbem@sbembrasil.org.br
  • Maria Tereza Carvalho Almeida sbem@sbembrasil.org.br
  • Silvana Diamantino França sbem@sbembrasil.org.br
  • Jeane Farias Franco sbem@sbembrasil.org.br

Resumo

A Geometria é um ramo importante da Matemática, por servir principalmente de instrumento para outras áreas do conhecimento. Este trabalho objetiva diagnosticar a capacidade dos alunos do 9º ano do ensino fundamental, de uma escola participante do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), em integrar a Geometria com a Álgebra e a Aritmética em situações diversas. Esta pesquisa foi realizada em uma escola da rede municipal localizada na cidade de Montes Claros/ Minas Gerais. Utilizou-se a pesquisa hipotético-dedutiva. Os pesquisadores elaboraram o instrumento de coleta de dados que constava de três questões abertas com diferentes níveis de complexidade. Este estudo revelou que os pesquisados apresentam dificuldades em integrar a Geometria com a Álgebra e a Aritmética em diversas situações. Observou-se também fragilidade nesta integração no livro didático adotado. Acredita-se que estas dificuldades perpassam a maioria dos estudantes e professores do ensino fundamental. Entretanto, fazem-se necessários novos estudos com uma população maior, com outras escolas públicas com notas melhores no IDEB e também com escolas da rede privada.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Edição

Seção

Artigo Teórico

Como Citar

O Ensino Integrado da Matemática: Um Estudo em Escola Participante do PIBID-UNIMONTES. (2013). Educação Matemática Em Revista, 31, 14-23. https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/190