O Jogo da Lanchonete: sustentabilidade e ensino dos princípios aditivo e multiplicativo

Autores

Palavras-chave:

Combinatória, Princípio aditivo, Princípio multiplicativo, Temas transversais, Sustentabilidade

Resumo

Infelizmente o ensino de Análise Combinatória na Educação Básica ainda é feito de maneira muito mecânica por alguns professores, e em sua maior parte com a justificativa do baixo domínio do conteúdo. Tal prática é repetida de maneira superficial, não estimulando a construção de conceitos e o raciocínio combinatório. Além disso, frente às temáticas e habilidades discutidas na atualidade, é necessário que os professores se adequem para a formação de cidadãos conscientes de seu papel social. A partir destas reflexões, o objetivo deste artigo é apresentar o Jogo da Lanchonete, de caráter inédito, que introduz e compara os conceitos de princípio aditivo e princípio multiplicativo da Combinatória e, ao mesmo tempo, aborda questões referentes ao desperdício de materiais descartáveis, promovendo uma reflexão crítica dos alunos a respeito da sustentabilidade. Utilizamos a metodologia de pesquisa qualitativa e a metodologia de ensino de resolução de problemas para o planejamento das atividades.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Cecilia Ferreira Borges de Alcantara, Instituto de Matemática e Estatística Universidade Federal Fluminense
    Mestranda em Ensino de Matemática do Programa de Pós-graduação em Ensino de Matemática da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Licenciada em Matemática pela Universidade Federal Fluminense. Professora na Escola Municipal Professor Darcy Ribeiro, em Maricá.
  • Simone Dantas, Instituto de Matemática e Estatística Universidade Federal Fluminense
    Bolsista de produtividade em pesquisa PQ/CNPq nível 1D. Possui Pós-doutorado pela Brown University (2013) e pela Universidade Estadual de Campinas (2006). Doutorado em Engenharia de Sistemas e Computação pela COPPE/Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002) com período de doutorado-sanduíche pela Université Joseph Fourier (2000). Mestrado em Engenharia de Sistemas e Computação pela COPPE/Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998) e Graduação em Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994). Atualmente ocupa o cargo de professor associado na Universidade Federal Fluminense e é professora credenciada na Pós-graduação em Matemática (a partir de 2010), onde é fundadora e líder da área de Combinatória, desde a sua criação em 2015. Contemplada pelo programa Cientista do Nosso Estado (2018-2021) e Jovem Cientista do Nosso Estado FAPERJ (2011-2015). Possui histórico de colaboração internacional com instituições de pesquisa de excelência, e coordenação de projetos apoiados pela CAPES (PrInt, Math AmSud, DAAD e PVE), CNPq e FAPERJ. Trabalha nas áreas de Matemática Discreta e Combinatória, Ciência da Computação e Biomatemática, com ênfase na Teoria dos Grafos.
  • Telma Silveira Pará, FAETEC- RJ- Fundação de Apoio a Escola Técnica do Rio de Janeiro Escola Técnica Estadual Adolpho Bloch
    Possui Doutorado em Engenharia de Sistemas de Computação pela COPPE/ Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010) com período sanduíche pelo CNRS, Université Grenoble Alpes, Institut Joseph Fourier (2008); mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000), e graduação em Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995). Atua na área de Educação Matemática, Métodos e Técnicas de Ensino, STEM/STEAM Education, Matemática Discreta e Combinatória e neurociência. Atualmente é pesquisadora do LASP - Laboratório de Sistemas de Potência da COPPE/UFRJ e professora de Informática da FAETEC-RJ/Escola Técnica Estadual Adolpho Bloch. É pesquisadora do grupo Matemática discreta e combinatória: teoria e ensino da Universidade Federal Fluminense. É membro da Antena Brasileira de Matemática (www.antenabrasil.uff.br) e da Antena francesa Maths à Modeler (http://mathsamodeler.ujf-grenoble.fr/equipe.html). Realizou missões de pesquisa ao CNRS, Université Grenoble Alpes, Institut Joseph Fourier nos anos de 2012, 2013 e 2016.

Downloads

Publicado

2020-03-31

Edição

Seção

Atividades para Aula de Matemática

Como Citar

O Jogo da Lanchonete: sustentabilidade e ensino dos princípios aditivo e multiplicativo. (2020). Educação Matemática Em Revista, 25(66), 12-25. https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/2084