Estudo Crítico das Ações de Contextualização e Interdisciplinaridade Presente no Conteúdo Matemático Ministrado nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental
Palavras-chave:
Contextualização, Interdisciplinaridade, Educação Matemática.Resumo
Os dilemas atuais do ensino-aprendizagem são inúmeros e atrelados às mais diversificadas circunstâncias. Na matemática, tal problemática elucida-se sobremaneira: nas reprovações de alunos e na linguagem mecanicista abordada em sala de aula que são alguns dos estereó-tipos negativos que caracteriza esta prática educativa. Não dá mais para trilhar, assim, por uma aprendizagem focada nos moldes tradicionais de ensino, o qual se caracteriza, pela ver-ticalidade. Nessa dinâmica, necessário se torna uma investigação aprofundada concernente à didática do ensino dessa disciplina, logo nas series iniciais do ensino fundamental. A educa-ção matemática, ciência relativamente nova neste contexto, tem dentre suas metas a investi-gação de uma didática de ensino que introduza a matemática no contexto interdisciplinar, ao passo que se atente também para a realidade social em que o alunado esteja inserido com sua história de vida. Dessa perspectiva, parte a presente pesquisa, que tem por enfoque o estudo critico das ações de contextualização e interdisciplinaridade presentes no conteúdo matemático ministrado nas séries iniciais do ensino fundamental.Downloads
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Estudo Crítico das Ações de Contextualização e Interdisciplinaridade Presente no Conteúdo Matemático Ministrado nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental. (2013). Educação Matemática Em Revista, 34, 14-20. https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/230