Estudo Crítico das Ações de Contextualização e Interdisciplinaridade Presente no Conteúdo Matemático Ministrado nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental

Autores

  • Jorge Pereira Santos jorgepestos3@oi.com.br
  • Jucilene Souza Santos jucystos@yahoo.com.br

Palavras-chave:

Contextualização, Interdisciplinaridade, Educação Matemática.

Resumo

Os dilemas atuais do ensino-aprendizagem são inúmeros e atrelados às mais diversificadas circunstâncias. Na matemática, tal problemática elucida-se sobremaneira: nas reprovações de alunos e na linguagem mecanicista abordada em sala de aula que são alguns dos estereó-tipos negativos que caracteriza esta prática educativa. Não dá mais para trilhar, assim, por uma aprendizagem focada nos moldes tradicionais de ensino, o qual se caracteriza, pela ver-ticalidade. Nessa dinâmica, necessário se torna uma investigação aprofundada concernente à didática do ensino dessa disciplina, logo nas series iniciais do ensino fundamental. A educa-ção matemática, ciência relativamente nova neste contexto, tem dentre suas metas a investi-gação de uma didática de ensino que introduza a matemática no contexto interdisciplinar, ao passo que se atente também para a realidade social em que o alunado esteja inserido com sua história de vida. Dessa perspectiva, parte a presente pesquisa, que tem por enfoque o estudo critico das ações de contextualização e interdisciplinaridade presentes no conteúdo matemático ministrado nas séries iniciais do ensino fundamental.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Edição

Seção

Artigo Teórico

Como Citar

Estudo Crítico das Ações de Contextualização e Interdisciplinaridade Presente no Conteúdo Matemático Ministrado nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental. (2013). Educação Matemática Em Revista, 34, 14-20. https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/230