O Software GeoGebra e a Construção do Conceito das Relações Seno, Cosseno e Tangente

Autores

  • Washington Rodrigues Jorge da Costa wrjdacosta@hotmail.com
  • Fabiano dos Santos Souza fabiano_souza@id.uff.br

Palavras-chave:

Educação Matemática, Ensino de Matemática, Prática de Ensino, Geoge-bra, Relações Trigonométricas.

Resumo

Este artigo é um relato de experiência do projeto de ensino vinculado ao estágio supervisio-nado, da disciplina do curso de licenciatura em Matemática, da Universidade Federal Fluminense (UFF), Pesquisa e Prática de Ensino III, cujo cenário é o Colégio Estadual Dr. Ferreira da Luz, em Miracema-RJ. Esta atuação, no ensino médio, conta com a supervisão da professora responsável pela disciplina de matemática e orientação acadêmica. O software GeoGebra14 é um programa de geometria dinâmica que além da representação geométrica, articula estas representações ao algebrismo vinculado às construções realizadas. Além das contribuições na atividade cognitiva relacionada à matemática, os softwares podem contribuir para aumentar a motivação dos alunos para a aprendizagem, proporcionando vari-edade de linguagens e recursos, assim como afirma Brasil (1999). Nesse sentido, a utilização da informática nas atividades propostas através do uso do Geogebra permitiu uma construção do conhecimento de forma dinâmica, desenvolvendo o pensamento trigonométri-co, sem expor explicitamente as “fórmulas”. Desta forma, deixa-se o aluno como agente ativo no processo de aprendizagem, capaz de desenvolver o pensamento em busca da resolução de problemas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Edição

Seção

Recursos Eletrônicos na Aula de Matemática

Como Citar

O Software GeoGebra e a Construção do Conceito das Relações Seno, Cosseno e Tangente. (2013). Educação Matemática Em Revista, 34, 32-43. https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/232