A Construção de Conceitos de Números Naturais Utilizando o Ábaco

Autores

  • José Antônio Araújo Andrade joseaaa@dex.ufla.br
  • Amanda Castro Oliveira amanda@dex.ufla.br
  • Rodrigo Ferreira de Abreu rodrigof.matematicaufla@hotmail.com
  • Stefânia Efigênia Izá stefaniamil@hotmail.com
  • Everaldo Gomes Leandro everaldogomesleandro@hotmail.com
  • Simone Ariany Brandão simone.ufla2009@gmail.com
  • Camila de Paula Carneiro camilinha.pc@hotmail.com
  • Lívia de Oliveira Vasconcelos livinhavasconcelos121@hotmail.com
  • Dayana Cristine dos Santos dayanacris257@hotmail.com

Palavras-chave:

Educação Matemática, Números, Lógico-histórico, Atividade orientadora de ensino, Processo de formação.

Resumo

Propomo-nos, no presente trabalho, discutir e analisar os conceitos e a experiência vivenci-ada por meio da atividade “operando com o ábaco”. Tal atividade é fruto do processo de formação em que estamos inseridos e possibilitou ao grupo uma (re) significação do que considerávamos “ensinar”. A discussão e análise da atividade partiram das falas de estudi-osos que se dedicam aos temas: sistema de numeração, ensino e aprendizagem na perspec-tiva lógico-histórica, nexos conceituais e as atividades que são orientadoras no processo ensino e aprendizagem, temáticas estas que conduziram nosso trabalho em sala de aula.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Edição

Seção

Relatos de Experiência

Como Citar

A Construção de Conceitos de Números Naturais Utilizando o Ábaco. (2013). Educação Matemática Em Revista, 34, 44-51. https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/233