Mobile Learning, Aprendizagem Ativa e Competências Matemáticas:

uma análise da literatura no período de 2012 a 2021

Autores

  • Hugo Dantas hugo.dantas@ua.pt
    INSTITUTO FEDERAL DE PERNAMBUCO/UNIVERSIDADE DE AVEIRO-CIDTFF
  • Isabel Cabrita icabrita@ua.pt
10.37001/emr.v27i74.2902

Resumo

Este artigo foca-se numa revisão da literatura que visa: sintetizar o conceito de aprendizagem ativa e a sua importância no processo educativo a Matemática; refletir sobre as principais competências matemáticas necessárias ao cidadão do século XXI; conceitualizar mobile learning e analisar as práticas, vantagens e fragilidades do seu uso em Matemática. O corpus teórico é composto por catorze estudos atuais e relevantes em contextos pré pandemia Covid-19. Conclui-se que aprendizagem ativa é um conceito com múltiplas acessões, reconhecendo-se as suas potencialidades a Matemática. A noção de competência é também plural e exigem a consideração conjunta de competências específicas e transversais. O mobile learning, decorrente da proliferação de tecnologias móveis, apesar dos inúmeros obstáculos que se colocam ao seu uso em contexto educativo, apresenta vantagens no desenvolvimento dessas competências.

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Publicado

2021-09-02

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Mobile Learning, Aprendizagem Ativa e Competências Matemáticas:: uma análise da literatura no período de 2012 a 2021. (2021). Educação Matemática Em Revista, 27(74), 117-131. https://doi.org/10.37001/emr.v27i74.2902