Mobile Learning, Aprendizagem Ativa e Competências Matemáticas:

uma análise da literatura no período de 2012 a 2021

Authors

  • Hugo Dantas hugo.dantas@ua.pt
    INSTITUTO FEDERAL DE PERNAMBUCO/UNIVERSIDADE DE AVEIRO-CIDTFF
  • Isabel Cabrita icabrita@ua.pt
10.37001/emr.v27i74.2902

Abstract

Este artigo foca-se numa revisão da literatura que visa: sintetizar o conceito de aprendizagem ativa e a sua importância no processo educativo a Matemática; refletir sobre as principais competências matemáticas necessárias ao cidadão do século XXI; conceitualizar mobile learning e analisar as práticas, vantagens e fragilidades do seu uso em Matemática. O corpus teórico é composto por catorze estudos atuais e relevantes em contextos pré pandemia Covid-19. Conclui-se que aprendizagem ativa é um conceito com múltiplas acessões, reconhecendo-se as suas potencialidades a Matemática. A noção de competência é também plural e exigem a consideração conjunta de competências específicas e transversais. O mobile learning, decorrente da proliferação de tecnologias móveis, apesar dos inúmeros obstáculos que se colocam ao seu uso em contexto educativo, apresenta vantagens no desenvolvimento dessas competências.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2021-09-02

How to Cite

Mobile Learning, Aprendizagem Ativa e Competências Matemáticas:: uma análise da literatura no período de 2012 a 2021. (2021). Educação Matemática Em Revista, 27(74), 117-131. https://doi.org/10.37001/emr.v27i74.2902