Elaboração, desenvolvimento e análise de uma tarefa de Geometria para o 6.º ano do Ensino Fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37001/emr.v29i84.3635

Palavras-chave:

Geometria, Tarefa, Professor, Aprendizado, Dimensões

Resumo

Este estudo apresenta uma tarefa de Geometria desenvolvida para alunos do 6.º ano, projetada para consolidar os conceitos geométricos trabalhados em sala de aula e promover a participação ativa dos alunos em grupos. A análise das dimensões do Knowledge Quartet (KQ) revelou que o professor desempenhou um papel crucial na transformação do conhecimento matemático em uma forma acessível aos alunos, utilizando exemplos, analogias e representações. Além disso, estabeleceu conexões entre conceitos matemáticos e situações cotidianas, tornando o aprendizado mais relevante. A dimensão de extensão também foi evidente, pois os alunos foram desafiados a aplicar os conceitos de forma criativa em desenhos livres. Essa abordagem pode oferecer uma maneira mais envolvente e significativa de ensinar Geometria, permitindo que os alunos explorem, descubram e apliquem conceitos de maneira prática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALMOULOUD, Saddo Ag; MANRIQUE, Ana Lucia; SILVA, Maria José Ferreira da; CAMPOS, Tânia Maria Mendonça. A geometria no ensino fundamental: reflexões sobre uma experiência de formação envolvendo professores e alunos. Revista Brasileira de Educação, v. 27, p. 94-108, 2004.

DAMIANI, Magda Floriana; ROCHEFORT, Renato Siqueira; CASTRO, Rafael Fonseca de; DARIZ, Marion Rodrigues; PINHEIRO, Silvia Siqueira. Discutindo pesquisas do tipo intervenção pedagógica. Cadernos de Educação, n. 45, p. 57-67, 2013.

GUMIERO, Bárbara Silva; PAZUCH, Vinícius. O planejamento de tarefas de geometria e a mobilização do conhecimento profissional docente. Ciência & Educação (online), v. 27, p. 1-16, 2021.

MURARI, Claudemir. Espelhos, caleidoscópios, simetrias, jogos e softwares educacionais no ensino e aprendizagem de geometria. In: BICUDO, Maria Aparecida Viggiani; BORBA, Marcelo de Carvalho (Org.) Educação matemática: pesquisa em movimento. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2012. p. 216-231.

PONTE, João Pedro da; BROCARDO, Joana; OLIVEIRA, Helia. Investigação matemática na sala de aula. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2020.160p.

RÊGO, Rogéria Gaudencio do; RÊGO, Rômulo Marinho do; VIEIRA, Kleber Mendes. Laboratório de ensino de geometria. Campinas, SP: Autores Associados, 2012.

SANTOS, Clame Aparecida dos; NACARATO, Aldair Mendes. Aprendizagem em Geometria na educação básica: a fotografia e a escrita na sala de aula. 1. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2014.

Publicado

2024-07-29

Como Citar

Menezes, R. O. (2024). Elaboração, desenvolvimento e análise de uma tarefa de Geometria para o 6.º ano do Ensino Fundamental. Educação Matemática Em Revista, 29(84), 1-13. https://doi.org/10.37001/emr.v29i84.3635

Edição

Seção

Relatos de Experiência