Articulações entre Tendências em Educação Matemática e Resolução de Problemas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37001/emr.v29i85.3918

Palavras-chave:

Resolução de Problemas, Educação Básica, Estado do Conhecimento, Análise Textual Discursiva

Resumo

Este artigo apresenta as compreensões que emergiram da resolução de problemas no contexto das tendências metodológicas da Educação Matemática: Etnomatemática, História da Matemática, Modelagem Matemática, Investigação Matemática, Materiais Manipuláveis, Jogos e Tecnologias Digitais. Metodologicamente, na análise de teses e dissertações brasileiras, selecionamos o período de 2016 a 2020. A Análise Textual Discursiva foi a metodologia utilizada para obtenção de categorias emergentes: orientações didático-pedagógicas para o trabalho com resolução de problemas; tendências em educação matemática e resolução de problemas e resolução de problemas na formação de professores. Como resultado, destacamos as práticas relacionadas à Educação Básica, indicando que a Etnomatemática e a História da Matemática mostram-se importantes aliadas na resolução de problemas, seja pelo estudo de matemáticas específicas de grupos sociais, seja pela abordagem histórica da origem dos conhecimentos, das motivações e das dificuldades enfrentadas no processo de validação dos conteúdos/conceitos estudados.

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Publicado

2024-12-05

Como Citar

Martins, K. N., Corrêa de Paula, M. ., Pinca Sarro Gomes, L. ., & de Araújo Lino, M. . (2024). Articulações entre Tendências em Educação Matemática e Resolução de Problemas. Educação Matemática Em Revista, 29(85), 1-15. https://doi.org/10.37001/emr.v29i85.3918