Explorando Funções Afins e Criptografia: Reflexões e Resultados de uma Oficina Pedagógica
Palavras-chave:
Criptografia, Ensino Contextualizado, Funções AfinsResumo
A criptografia, essencial à segurança digital, é um tema instigante para relacionar funções afins com situações reais e despertar o interesse dos alunos pela matemática. Este relato de experiência analisa uma oficina aplicada no 9º ano do Ensino Fundamental e no 3º ano do Ensino Médio, que utilizou a criptografia para ensinar funções afins de maneira contextualizada. Por meio de questionários aplicados aos estudantes e das observações da professora responsável pela oficina, avaliou-se a eficácia da proposta. Os resultados indicaram que a abordagem contextualizada, ao articular o conteúdo de função afim com a história e o funcionamento da criptografia, facilitou a compreensão do conteúdo, especialmente no Ensino Fundamental, onde se observou maior engajamento. Já no Ensino Médio, sugere-se a incorporação de tecnologias como estratégia para ampliar a motivação. Conclui-se que a criptografia, por sua presença no cotidiano, é um tema promissor para tornar o ensino da matemática mais dinâmico e significativo.
Downloads
Referências
ALMOULOUD, S. A.; FIGUEROA, T. P.; FONSECA, R. V. Análise epistemológica de teoria dos números e criptografia: importância dessas áreas nos currículos de licenciatura em Matemática. Revista Paranaense de Educação Matemática, Campo Mourão, v. 10, n. 21, p. 22-43, 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
GALDINO, U. E. Teoria dos números e criptografia com aplicações básicas. 2014. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Profissional em Matemática – Profmat) – Centro de Ciências e Tecnologia. Universidade Estadual da Paraíba. Campina Grande. 2014.
HAGEMEYER, R. C. C. Dilemas e desafios da função docente na sociedade atual: os sentidos da mudança. Educar em Revista, Curitiba, v. 20, n. 24, p. 67-85, 2004.
HINZ, M. A. M. Um estudo descritivo de novos algoritmos de criptografia. 2000. Monografia (Curso de Bacharelado em Informática) – Instituto de Física e Matemática, Universidade Federal de Pelotas. Pelotas. 2000.
KRANZ, B. E.; OLGIN, C. A. Construção de conhecimentos matemáticos utilizando a temática criptografia para o Ensino Médio. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, São Paulo, v. 12, n. 3, p. 1-21, 2021.
MENEZES, R. Criptografia e álgebra. 2013. Monografia (Curso de Matemática) – Departamento de Matemática, Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte. 2013.
MIRANDA, A. A. N. S.; PAULA, F. V. Uma proposta para o ensino de funções afins por meio da criptografia. REAMEC – Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, v. 9, n. 2, p. 1-22, 2021.
OLGIN, C. A.; GROENWALD, C. L. O. Engenharia Didática: uma experiência com o tema criptografia. Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática, São Paulo, v. 4, n. 2, p. 158-190, 2011.
REIS, V. L. M. Criptografia, segurança de dados e privacidade. 1989. Tese (Curso de Engenharia) – Instituto de Matemática, Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro. 1989.
RODRIGUES, L. P. O.; SÁ, L. C. Matrizes e Criptografia: contribuições de uma atividade sobre o Whatsapp no Ensino Médio. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, São Paulo, v. 10, n. 6, p. 255-273, 2019.
ROQUE, T. História da matemática: Uma visão crítica, desfazendo mitos e lendas. Rio de Janeiro: Zahar, 2012.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.