O Ensino dos Números e das Operações
implicações para a prática docente
Palavras-chave:
Ensino de Matemática, Obstáculos epistemológicos, Numeralização, LetramentoResumo
A reflexão a respeito do ensino dos números e das operações fundamentais nos leva a estabelecer relações entre o que fazemos e o que pode ser feito, entre a alfabetização e a numeralização/letramento matemático, isto é, redefinindo a própria relação professor-aluno-conhecimento. Aspectos que nos levam a refletir sobre os desafios inerentes ao processo de ensino e aprendizagem dos números e das operações nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Nesse sentido, esse trabalho tem como objetivo levantar o que apontam as pesquisas e diretrizes curriculares a respeito do assunto e discutir situações de sala de aula à luz desses estudos, bem como verificar quais são as possibilidades apontadas por educadores, de modo a trazer contributos a respeito do processo de ensino e aprendizagem dos números e das operações. Essa pesquisa, de natureza qualitativa e cunho exploratório, tem como proposta metodológica um levantamento bibliográfico relativo ao tema em questão, assim como a utilização dos princípios da pesquisa-ação. Com base nos dados coletados, concluímos que o ensino de procedimentos algoritmos, realizado de forma mecânica, sem a devida contextualização e compreensão, não corrobora a flexibilidade de pensamento, a análise dos erros, a percepção de diferentes estratégias de cálculo e, por consequência, nem sequer o entendimento de conceitos matemáticos importantes pelas crianças nessa e nas demais etapas de escolarização. Esperamos que esse trabalho abra caminho para que outras pesquisas a respeito dessa temática ocorram, qualificando, assim, as discussões em andamento.
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