Cartas a um professor de Matemática em início de carreira:
percepções de estudantes do 2° Ano do Ensino Médio de uma escola privada de Rondônia acerca de uma proposta pedagógica humanista e libertária
Resumo
Este relato de experiência investiga as percepções de estudantes do 2º ano do Ensino Médio de uma escola privada em Rondônia, por meio da análise de cinco fragmentos de cartas, sobre a prática pedagógica humanista e libertária no ensino da Matemática. Embora não fundado em um desenho prévio de pesquisa científica, o relato incorpora procedimentos indutivos de categorização temática e análise de conteúdo, inspirados em Marconi e Lakatos (2003). Os resultados evidenciam que, posturas docentes críticas, dialogais e afetivas, pautadas na pedagogia freiriana, fortalecem a autonomia discente e promovem um ambiente de aprendizagem inclusivo. Conclui-se que, mesmo em interações iniciais e de curta duração, a escuta ativa e o posicionamento ético adotados pelo professor em início de carreira possuem potencial para reconfigurar percepções estudantis e promover a consolidação de uma prática pedagógica em Matemática pautada pelo compromisso formativo, pela criticidade e pela reflexão epistemológica.
Downloads
Referências
CRESWELL, J. W. Projeto de Pesquisa: Métodos Qualitativo, Quantitativo e Mistos. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2010.
FIORENTINI, D.; LORENZATO, S. Investigação em educação matemática: percursos teóricos e metodológicos. 3. ed. Campinas: Autores Associados, 2012.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 12. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.
HUBERMAN, M. O ciclo de vida profissional dos professores. In: NÓVOA, A. Vidas de professores. Lisboa: Porto Editora, 1992. p. 31-61.
JUNQUEIRA, R. D. (Org.). Diversidade Sexual na Educação: problematizações sobre a homofobia nas escolas. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, UNESCO, 2009
MARCELO, C. G. Formação de professores: para uma mudança educativa. Porto: Porto Editora, 1999.
MARCONI, M. de A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.
PAPI, S. O. G.; MARTINS, P. L. O. As pesquisas sobre professores iniciantes: algumas aproximações. Educação em Revista, Belo Horizonte, vol. 26, n. 3, p. 39-56, 2010.
PILETTI, N. Psicologia educacional. 8. ed. São Paulo: Ática, 1990.
VÁRIOS. O livro da história LGBTQIAPN+. 1. ed. São Paulo: Globo Livros, 2024. ISBN 978-65-5987-147-6.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.