Luz, câmera, ação... quando professores que ensinam matemática nos anos iniciais criam filmes de curta-metragem

Autores

  • Everaldo Gomes Leandro everaldogomesleandro@hotmail.com
    UFSCAR
  • Rodrigo Ferreira Lima roawake@hotmail.com
    UFJF
  • Tarcísio de Souza Lima tarcisio.lima@ufjf.edu.br
    UFJF
  • Lauriza Quina Barreto do Nascimento lauriza.nascimento@uab.ufjf.br
    UFJF

Resumo

Pretende-se, com este trabalho, relatar uma experiência desenvolvida com professores dos Anos Iniciais durante uma oficina no III Encontro de Educação Matemática nos Anos Iniciais – III EEMAI. A oficina objetivava: (1) promover a compreensão da produção do gênero textual roteiro cinematográfico; (2) criar roteiros voltados ao ensino e à aprendizagem da Matemática nos Anos Iniciais; (3) compreender como são criados os filmes de curta-metragem e; (4) elaborar um curta-metragem como produto final. O relato apresentado visa analisar os conhecimentos de conteúdo matemático, tecnológicos e pedagógicos mobilizados quando professores dos Anos Iniciais têm a oportunidade de criar roteiros e filmes de curta-metragem, pensados para o ensino e a aprendizagem da Matemática. Este trabalho visa contribuir com as discussões sobre a formação dos professores dos Anos Iniciais, mediadas pelas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) a partir de uma proposta de criação de roteiros e filmes de curta-metragem.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2017-04-27

Edição

Seção

Relatos de Experiência

Como Citar

Luz, câmera, ação... quando professores que ensinam matemática nos anos iniciais criam filmes de curta-metragem. (2017). Educação Matemática Em Revista, 22(53), 99-108. https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/594